O DIA 7 DE ABRIL NA HISTÓRIA DO BRASIL


O DIA 7 DE ABRIL NA HISTÓRIA DO BRASIL

200 ANOS DO NASCIMENTO DE DOM PEDRO I - rhm:c2169

Já em 1829 Dom Pedro I pensava em abdicar ao trono brasileiro. A derrota na guerra Cisplatina, a forte campanha contra a Confederação do Equador, a dissolução da Assembleia e a imposição de uma nova carta constitucional já o tinha feito pouco popular.

Para aumentar esta impopularidade no dia 20 de novembro de 1830 é assassinado o jornalista Libero Badaró, que sistematicamente denunciava o autoritarismo do Imperador. Os assassinos eram aliados políticos do imperador e esse episódio desencadeou uma onda de manifestações contrárias ao seu governo.

Ao retornar de uma viagem a Minas Gerais em março de 1831, onde foi hostilizado pelo povo mineiro, o Imperador deparou-se com a cidade do Rio de Janeiro em grande agitação. De um lado os apoiadores lusitanos desejando receber o monarca e de outro os liberais brasileiros que atacaram com pedras e garrafas. Este episódio do dia 13 de março ficou conhecido como “A Noite das Garrafadas”.

A nomeação de um Ministério composto por brasileiros, entretanto, não acalmou os ânimos e 15 dias depois foram nomeados novos Ministros (chamado de Ministério dos Marqueses).

Esse ato causou uma reação popular no campo de Santana no Rio de Janeiro. Sem apoio político ou militar Dom Pedro I abdicou em favor do seu filho Dom Pedro II de 5 anos de idade.

ABDICAÇÃO DE DOM PEDRO I

Dom Pedro I, Amélia sua esposa e outras pessoas embarcaram na fragata britânica HMS Warspite no dia 7 de abril. Esta ficou ancorada no Rio até 13 de abril, quando finalmente em outra embarcação eles partiram para a Europa.

Formas de Pagamento