O Dia de Ação de Graças: Origem e Tradições
O Dia de Ação de Graças (Thanksgiving) é uma das celebrações mais importantes nos Estados Unidos. Sua origem remonta à Nova Inglaterra, no início do século XVII, quando os colonos celebravam as boas colheitas com banquetes que incluíam perus e patos. A festa representava um momento de gratidão pela fartura e pela sobrevivência em terras novas e desafiadoras.
O dia seguinte ao Dia de Ação de Graças é conhecido como Black Friday, quando as lojas oferecem grandes descontos para incentivar o consumo. Essa tradição nasceu nos Estados Unidos como um movimento comercial para aproveitar a onda de compras natalinas.
O Dia Nacional de Ação de Graças foi instituído pelo presidente Gaspar Dutra, através da Lei 781, de 17 de agosto de 1949. A sugestão partiu do embaixador brasileiro nos Estados Unidos, Joaquim Nabuco, que admirava a tradição americana e sua mensagem de gratidão e união.
Apesar de ser uma data oficial no Brasil, o Dia de Ação de Graças não alcançou a mesma popularidade que nos Estados Unidos. No entanto, algumas comunidades religiosas e escolas ainda celebram o feriado como um momento de reflexão e agradecimento.
O Dia de Ação de Graças, além de sua relevância histórica e cultural, também tem conexão com a filatelia. A celebração inspirou a emissão de selos comemorativos em vários países, destacando temas como colheitas, união e gratidão.
Seja nos Estados Unidos ou no Brasil, é uma data para relembrar a importância de agradecer pelas bênçãos e conquistas do ano.