O FAMOSO HIDROAVIÃO ATLÂNTICO


SINDICATO CONDOR

O Sindicato Condor foi fundado em Berlim em 1926 como uma empresa comercial com o objetivo de vender aeronaves e peças de reposição e fornecer técnicos para companhias aéreas existentes ou futuras na América do Sul ou na região do Mar do Caribe.
 

No final de 1926, o Comandante Fritz Hammer encomendou o hidroavião Dornier "ATLÂNTICO D-1012" da S.C.A.D.T.A. (SOCIEDAD COLOMBO-ALEMANA DE TRANSPORTES AEREOS) para ser transferido da Colômbia para o Brasil.

O único passageiro a participar deste voo foi o ex-chanceler do Reich, Dr. Luther, que foi realizado via Equador, Peru, Chile, cruzando os Andes até a Argentina, depois de Buenos Aires via Montevidéu chegando ao Rio Grande do Sul, Brasil, no dia 19 de novembro de 1926, às 15 horas. Chegamos a Florianópolis no dia 22 de novembro, de lá no dia 24 de novembro, após sobrevoar Blumenau, pousamos em São Francisco e chegamos a Santos no mesmo dia.

No dia 27 de novembro, o "ATLÂNTICO D-1012” chegou ao destino no Rio de Janeiro às 13h40, o Iate Clube Brasileiro (Alemão), em Niterói que foi escolhido como "aeroporto" provisório".

FOTO ORIGINAL DO FAMOSO "ATLÂNTICO"

O "ATLÂNTICO D-1012" no ancoradouro do "Yacht Club Brasileiro", Niterói, Sacco de São Francisco. (janeiro de 1927).

1927 - 1 a 4 de janeiro. Voo com o Ministro dos Transportes Dr. Victor Konder para Santos - São Francisco - Florianópolis - Itajaí e volta para Rio de Janeiro - Niterói.

Formas de Pagamento