O FENÔMENO HALO
Efemérides dia 20 de abril: 1535 — O fenômeno óptico atmosférico do halo é observado sobre Estocolmo e retratado na famosa pintura Vädersolstavlan.
Um halo é um anel de luz que rodeia um corpo celeste, mais comumente o Sol ou a Lua.
Os halos se formam a 5-10 quilômetros (3-6 milhas) na troposfera superior, causados por nuvens do tipo Cirrostratus (CS). A forma e a orientação particulares dos cristais são responsáveis para o tipo de halo observado. A luz é refletida e refratada pelos cristais de gelo e pode dividir-se em cores por causa da dispersão, semelhante ao arco-íris.
É um fenômeno natural que ocorre quando existem cristais de gelo na atmosfera e a luz do sol os atravessa, e é relativamente comum, até é possível vê-lo ao redor da Lua às vezes
Vädersolstavlan (literalmente Quadro do Sol do tempo) é uma pintura de Urban Larsson, considerada a mais antiga representação conhecida de Estocolmo. O original de 1535 não sobreviveu, porém acredita-se que uma cópia feita por Jacob Heinrich Elbfas em 1536 seja bastante similar à pintura original. O quadro mostra uma representação de fenômenos conhecidos como halos, que foram observadas em 20 de abril de 1535 em Estocolmo.
Fonte http://www.dm.com.br/entretenimento/2018/04/hoje-na-historia-140.html
Fonte : https://pt.wikipedia.org/wiki/Halo_(fen%C3%B3meno_%C3%B3ptico)