O INÍCIO DA AIR FRANCE
Em novembro de 1918, após o término da Primeira Grande Guerra Mundial, Pierre-Georges Latécoère imagina uma linha aérea entre a França a Espanha e o Marrocos e posteriormente para a América do Sul. É o início das linhas aéreas comerciais civis da França.
No inverno de 1918 iniciou-se o serviço com uma linha entre Tolouse, no sul da França e Barcelona na Espanha.
Em 10 de março de 1919 o Marrocos assina uma convenção postal para uma linha aérea entre a França e Rabat. Nasce a Linha Aérea Latécoère que até o final de 1919 já havia conduzido mais de 9.000 cartas para entre estes dois países.
O ex-piloto da primeira grande guerra Jean Mermoz é contratado em 1924, contra a vontade de seu chefe Mr. Daurat que dizia precisar de pilotos sérios e não acrobatas circenses.
Em 1925, Paul Vachet, jovem piloto, já havia estabelecido as linhas aéreas na África e para o Rio de Janeiro e Recife. Em 1926 é contratado o piloto Antoine de Saint-Exupéry, autor do livro O PEQUENO PRÍNCIPE.
E7214-1925-ENVELOPE LATÉCOÉRE DE PERNAMBUCO PARA O RIO-CAP.ROIG
7 de março de 1925 – Envelope com 200 réis da Vovó enviado de Pernambuco para o Rio de Janeiro com carimbo de chegada. Envelope do Primeiro Correio Aéreo.
DA LATÉCOÈRE PARA A AÉROPOSTALE
No dia 11 de abril de 1927, em virtude das dificuldades financeiras com a linha para a América do Sul, vende 93% de sua participação da empresa para Marcel Bouilloux-Lafont, financista e industrial francês residente no Brasil. Nascia a Companhia Geral Aeropostale ou como nós conhecemos a Aéropostale.
E2766-ENVELOPE DE 1928 DO RGN PARA O RIO
16 de fevereiro de 1928 – Envelope timbrado do Gabinete do Presidente do Estado do Rio Grande do Norte enviado para o Rio de Janeiro com selo comemorativos C19//20 dos Cursos Jurídicos e Aéreos 8 e 9 além de selos de 1.000 rs Ruy da Vovó. Carimbo expessa e de chegada no Rio no verso. Primeiro Vôo da CGA.
Em 1930 e Aéropostale contava com 200 aviões, 17 hidroaviões, 1500 funcionários, dos quais 51 pilotos.
A empresa ligava a Europa com a América do Sul, até o Chile, com vôos sobre as cordilheiras dos Andes.
Para ganhar tempo a empresa chegou a realizar vôos noturnos, um perigo na época.
Em 1931 a empresa encontrou o seu final em decorrência das dificuldades econômicas após a quebra da bolsa de Nova Iorque em 1929 e por conta da recusa do governo francês em auxiliar a grande empresa.
DA AÉROPOSTALE PARA A AIR FRANCE
No dia 31 de outubro de 1933 a Aéropostale juntamente com outras companhias formaram a empresa AÉREA AIR FRANCE que até os dias de hoje liga a Europa com a América do Sul.
Marcel Bouilloux-Lafont faleceu em 1944 no Rio de Janeiro e foi esquecido pela maioria das pessoas, sendo ele um pioneiro na ligação aérea entre o Brasil e a França.
Você poderá lembrar e estudar os pioneiros da aviação civil e militar escolhendo um empresa e montando a sua coleção.
Visite o nosso site e descubra sua estrutura e boa sorte.