O JACARÉ LEVOU O PRÊMIO
A curiosa história do voo experimental da ETA.
A ETA (Empresa de Transportes Aéreos ETA & Cia. Ltda) foi fundada com um capital de 100 contos de réis no dia 10 de agosto de 1928. Os sócios fundadores foram Alexandre Braga, Benjamin Braga, Ruy Vaccani e Ataliba Bebianno. Ainda em 1928 Ataliba retirou-se da sociedade. Ao que tudo indica os selos da ETA foram impressos na gráfica “Villas Boas”.
A empresa, com sede no Rio de Janeiro adquiriu na Alemanha três aviões Klemm-Daimler, todos com cockpit aberto e trem de pouso fixo.
Na época o motorista particular do Sr. Ruy Vaccani era um jovem alemão chamado Hans Gusy. Ele foi enviado para a Alemanha para acompanhar a montagem das aeronaves e neste período fez um curso de pilotagem.
O modelo L 20-2 foi registrado como P-BBAB e denominado “Presidente Mário Corrêa”, na época Governador do estado do Mato Grosso e grande incentivador da aviação. Os outros dois eram modelo L 25-2 (matrículas P-BBAC e P-BBAD) que mais tarde seriam vendidos para a VARIG.
O DESAFIO
O Governador Mario Correa (na época chamado Presidente) instituiu um “RAID” com um prêmio em dinheiro de 30 contos de réis para o primeiro avião que chegasse a Cuiabá/Mato Grosso (na época era um único estado). Apenas o Klemm L-20-2 foi registrado na competição.
O AVIÃO SEMELHANTE AO KLEMM L-20-2
O voo saiu no dia 7 de março de 1929 com Hans Gusy e Antônio Lisboa no comando da aeronave, decolando de Manguinhos/Rio de Janeiro. Perto de Mogi das Cruzes o motor falhou e eles tiveram que fazer um pouso forçado. Foram necessários 21 dias para que as peças e os reparos fossem feitos e o piloto Lisboa desistiu de seguir a viagem. Apenas o Hans seguiu a viagem. Após muitos percalços o corajoso piloto chegou ao destino.
SURPRESA
O AVIÃO SEMLEHANTE AO AVRO AVIAN
No dia 28 de março de 1929 uma multidão aguardava a chegada do primeiro avião que pousaria em uma chácara em Cuiabá (atual Pico do Amor). Olhares arregalados fitavam os céus sob um sol escaldante quando de repente um Avro Avian Cirrus III aparece no horizonte e às 17:30 pousa com os seus ocupantes Antônio Reynaldo Gonçalves e Vasco Cinquini. Os pilotos são recebidos como heróis pelo governador Mário Corrêa e pelo Arcebispo Dom Aquino Corrêa. Segundo algumas fontes estes dois pilotos receberam um prêmio em dinheiro.
No dia 1º de abril (dia da mentira), chega o piloto Hans Gusy e o seu L-20-2. Segundo fontes o piloto recebeu os 30 contos e preparou-se para voltar ao Rio de Janeiro.
O DESASTRE
O PILOTO HANS GUSY
No voo de volta Hans Gusy (segundo a reportagem publicada no dia 10 de julho de 1929) relata ter voado bem de Cuiabá para Corumbá e que pretendia seguir para Aquidauana. Neste trecho, seguindo a carta disponível e o rio Paraguai, o piloto perdeu-se e o motor começou a falhar. Viu uma linha telegráfica e sem outra alternativa, pousou no pantanal.
O relato dele fica muito interessante. Diz ele que o avião pousou na água e viu-se cercado de jacarés e piranhas. Ele teria tirado a asa e com ela como jangada navegou até o poste telegráfico. Subiu no poste e cortou a linha na esperança de que alguém viria logo concertá-la. Ficou lá quatro dias e quatro noites sem comer e sem dormir. Em dado momento ele decidiu descer com os seus únicos pertences: um pão, latas de sardinha, uma lanterna e um saco com os 30 contos.
O JACARÉ FAMINTO
Ainda segundo Hans um jacaré acabou atacando e levou tudo, inclusive o dinheiro. Após esta ocorrência ele decidiu pegar a asa jangada e ir até um ponto mais alto e sem água. Após o resgate ele voltou em segurança. Tempos depois ele passou a voar como acrobata e em outubro de 1931 Hans colidiu com o telhado de uma casa na Mooca em São Paulo. Faleceu no dia 24 de outubro de 1931 em decorrência dos ferimentos.
O jacaré provavelmente aproveitou os 30 contos e foi fazer compras no Paraguai. Será mesmo que isso aconteceu?
Assim foi o início da ETA, Empresa de transportes aéreos que teve vida curta, mas que não foi pequena. Deixou como lembrança alguns poucos envelopes circulados e os famosos selos da ETA, catálogo rhm:E01 até E11.
OS SELOS DA ETA
OS VOOS DA ETA SEGUNDO K. WITTIG
19/06/1929 – Rio de Janeiro para Campos
20/06/1929 – Campos para Rio de Janeiro
29/07/1929 – Rio de Janeiro para São Paulo
02/08/1929 – São Paulo para Rio de Janeiro
07/10/1929 – Rio de Janeiro para São Paulo
07/10/1929 – São Paulo para Rio de Janeiro
28/11/1929 - Rio de Janeiro para São Paulo
28/11/1929 – São Paulo para Rio de Janeiro
OS CARIMBOS DA ETA
Referências
ANUÁRIO FILATÉLICO BRASILEIRO DE 1949 - ENSAIO DE CATALOGAÇÃO GERAL DE AEROGRAMS DO BRASIL - Dr. Angelo A. Zioni
BRASILIEN Erstflüge dos 1949 - Karlheinz Wittig - 1991
Die ETA: Gründung, Fluggerät und Testflüge - Manfred Pesenacker - ARGE Januar-Juni 2022