O MONSTRO DO LAGO NESS
Efemérides dia 21 de abril: 1934 — A "Fotografia do Cirurgião", a foto mais famosa que supostamente mostra o Monstro do lago Ness, é publicada no Daily Mail (em 1999, revela-se uma farsa).
Em abril de 1934, o jornal britânico Daily Mail estampou em uma de suas páginas a fotografia de uma suposta criatura na água que seria o “O Monstro do Lago Ness”. A imagem, em preto e branco, apresentava apenas contornos do que poderia ser o animal fantástico. Detalhes da aparência estavam escondidos por trás de sombras.
Na ocasião, a cena foi creditada como a “fotografia do cirurgião”, por ter sido originalmente oferecida ao Daily Mail por um ginecologista de Londres chamado Robert Wilson. Ainda que não mostrasse muita coisa, a imagem do monstro do Lago Ness ganhou o mundo e se tornou parte do folclore popular da Escócia. Desde então, dezenas de outras “evidências” mal iluminadas e sem foco foram feitas para tentar comprovar a existência do animal.
Embora tenha circulado por décadas como se fosse autêntica, a “fotografia do cirurgião” seria confirmada como uma enorme farsa em 1994. O tal monstro era apenas um submarino de brinquedo, amarrado a uma haste de madeira. De acordo com o pesquisador David Watters, a verdade foi revelada por colegas de Wilson, que, antes disso, também havia negado publicamente a autenticidade da imagem. Mesmo assim, a imagem frequentemente é reproduzida toda vez que citam a criatura na mídia.
O monstro do lago Ness, monstro de Loch Ness, também conhecido simplesmente por Nessie, é um criptídeo aquático que alegadamente foi visto no Loch Ness (Lago Ness), nas Terras Altas da Escócia, no Reino Unido. A sua existência (ou não) continua a suscitar debate entre os cépticos e os crentes, e é um dos mistérios da criptozoologia. O monstro de Loch Ness é descrito como uma espécie de serpente ou réptil marinho, semelhante ao plesiossauro, um sauropterígeo pré-histórico.
Fonte https://pt.wikipedia.org/wiki/Monstro_do_lago_Ness