O 30 RÉIS INCLINADO TIPO 2 EM PAPEL DE OLHO DE BOI
Até a década de 90 existia apenas um par do selo de 30 réis Inclinado, tipo 2 em papel de Olho de Boi. Esta peça era denominada par “Niso Vianna”.
Niso Vianna foi um filatelista e pesquisador da filatelia brasileira e que detinha vastos conhecimentos sobre a nossa segunda emissão postal. Era também proprietário de diversas raridades e entre elas o referido par.
Antes de mostrar a nova descoberta vamos fazer uma revisão na classificação do selo de 30 réis Inclinado
Os tipos dos 30 réis Inclinado
Do ponto de vista geométrico existem dois tipos. Um impresso com o fundo (guilhoche) numa posição e outro, com a posição invertida.
O FAMOSO GUILHOCHÊ
1 - Haste do "3" NÃO tangencia a elipse externa.
2 - A voluta da haste do "3" encosta na elipse externa.
3 - A haste do "3" tangencia a elipse externa.
4 - A voluta da haste inferior do "3" NÃO encosta na elipse externa.
Repare que o Catálogo de Selos do Brasil apresenta dois pontos para se fazer a distinção dos tipos existentes do selo de 30 réis Inclinado.
Aí você encontra um 30 réis com carimbo justamente sobre estes lugares.
Como saber se é tipo 1 ou 2? Repare nas imagens a seguir e verá que existe uma terceira região onde você poderá distinguir os dois tipos. Esta região é diferente, pois o fundo guilhoche é numa posição e no outro a posição é invertida. Isso ocorre também nos selos de 180, 300 e 600 réis Inclinados.
Tipo 1 com as regiões que podem facilitar a classificação. Repare na indicação à direita onde vemos apenas parte dos pontos.
Tipo 2 - Na parte da direita podemos ver nitidamente os pontos.
Já que foi possível separar os selos do tipo 1 do tipo 2 surge um outro desafio.
Os dois tipos do 30 réis Inclinado - com estas imagens fica fácil separar.
O PAPEL
Na urgência em se imprimir os selos que vieram a substituir a nossa primeira emissão (Olhos de Boi) a oficina de apólices do Rio de Janeiro decidiu utilizar o saldo de papel utilizado nos Olhos de Boi. Assim foram impressos os selos de 30, 60 e 90 réis Inclinados nos papéis dos Olhos de Boi.
COMO DISTINGUIR NOS INCLINADOS O PAPEL DOS OLHOS DE BOI DO PAPEL DOS INCLINADOS (COM E SEM PIGMENTOS AZUIS)
Antes de mais nada devemos lembrar que os selos Olhos de Boi foram impressos em 4 tipos de papel.
O papel médio acinzentado, ou amarelo de 65 a 85 micra.
O papel espesso branco, com relevo no verso de 85 a 100 micra.
O papel fino, com impressão visível no verso de 50 a 60 micra.
O papel espesso amarelado, fibroso de 90 a 100 micra.
Teoricamente deveriam existir os selos INCLINADOS impressos nos saldos do papel utilizados nos Olhos de Boi em quatro tipos diferentes. Dada a escassez e a dificuldade na classificação o catálogo de selos não faz esta distinção. O catálogo apenas mostra o seguinte:
Páginas 81 e 82 da 61ª Edição do Catálogo de Selos do Brasil - RHM
REPARE QUE O CATÁLOGO NÃO FAZ DISTINÇÃO ENTRE OS INCLINADOS COM E SEM PIGMENTOS AZUIS - EXCETO O 10 RÉIS TODOS OS DEMAIS EXISTEM COM E SEM PIGMENTOS AZUIS (DO 30 AO 600 RÉIS).
Existem filatelistas que insistem em classificar estes selos empregando o micrômetro que mede a espessura do papel. Porém o primeiro passo para separar os selos desta emissão é muito simples.
Basta colocar o selo contra uma lâmpada incandescente e olhar se a luz passa ou não passa.
O papel dos Inclinados é poroso e permite que feixes de luz atravessem o papel. Já no papel dos Olhos de Boi isso não acontece, mesmo que o selo tenha sido impresso em papel fino dos Olhos de Boi. A seguir apresentamos as imagens que de forma nenhuma substituem o exame feito ao vivo. De qualquer forma acredito que dê para perceber a diferença.
Imagem contra a luz de um 30 réis Inclinado tipo 1 em papel de de Inclinado com pigmentos azuis - rhm:005 A.
Imagem contra a luz de um 30 réis Inclinado, tipo 1 em papel de de Inclinado sem pigmentos azuis - rhm:005 A.
Imagem do 30 réis Inclinado tipo 2 em papel de Olho de Boi de 50 micra - rhm:005 C
Uma vez feita a separação em dois grupos (em papel de Olhos de Boi e em papel dos selos Inclinados) o próximo passo será o exame da existência de pigmentos azuis ou a ausência deles. Não custa olhar os selos em papel de Olho de Boi para conferir. Estes não podem ter pigmentos azuis.
Papel de Inclinado com pigmentos azuis
Papel de Inclinado sem pigmentos azuis
Papel de Olho de Boi em um selo de 30 réis Inclinado
Feita esta separação a classificação está terminada. Vamos verificar que os selos em papel de inclinado sem os pigmentos azuis são bastante escassos. A grande maioria apresenta os pigmentos azuis.
E O PAR 30 RÉIS DO NISO VIANNA?
Bem, no início da década de 90 a pedido de dois filatelistas ele foi cortado ao meio. Pode-se considerar este gesto como uma espécie de vandalismo, mas o mercado não tinha demanda para um par e existiam dois colecionadores muito interessados em COMPLETAR as suas coleções.
Na verdade, o par produziu duas peças, uma das quais levou vantagem e ficou com margens melhores. Este selo está na figura apresentada a seguir. Vale lembrar que o par aberto era em papel médio de Olho de Boi e o encontrado agora é em papel fino.
Selo de 30 réis Inclinado, tipo 2 em papel médio dos Olhos de Boi. Metade do par da coleção Niso Vianna.
Existem poucos exemplares do selo de 30 réis Inclinado, tipo 2 em papel de Olho de Boi. Não devem existir mais do que 6 ou 7 exemplares e todos com carimbo.
O TESOURO DO BAÚ
Na década de 80 e 90 e mesmo no início dos anos 2000 não existiam equipamentos de baixo custo que permitiam ver os pigmentos azuis. Atualmente este tipo de equipamento é bastante comum e de baixo custo. Isso permite que possamos realizar novas investigações de forma a encontrar outros tesouros do baú.
Foi exatamente isso que no dia 3 de março de 2021 aconteceu. Entre centenas de selos de 30 réis Inclinado, encontramos o raro selo de 30 réis Inclinado, tipo 2 em papel de Olho de Boi.
A seguir a imagem dos selos encontrados.
Os raros rhm:005 C, 30 réis tipo 2 em papel de Olho de Boi.
O selo de 30 réis Inclinado, tipo 2 em papel de Olho de Boi de 50 micra de espessura e em bom estado de conservação.
O selo de 30 réis Inclinado, tipo 2 em papel de Olho de Boi de 60 micra de espessura e com defeitos.
O verso do selo de 30 réis Inclinado, tipo 2 em papel de Olho de Boi com defeitos. Neste caso fica mais claro que o papel é aquele remanescente dos Olhos de Boi.
Esta é a magia da filatelia.