O SELO DO TRATADO DE BERNA/SUÍÇA


O SELO DO TRATADO DE BERNA/SUÍÇA

Antes deste tratado os países mantinham convenções postais bilateriais por períodos variáveis. Desta forma temos as convenções bilaterais Grã-Bretanha/Brasil, Brasil/França, etc.

Heinrich von Stephan

Para uniformizar o tráfego de comunicação postal surgiu a idéia de criar uma associação mundial. A idéia partiu de Heinrich von Stephan que reuniu em Berna na Suíça cerca de representantes de 30 países diferentes.

Nasceu desta forma o Tratado de Berna em 9 de outubro de 1874. O Brasil ingressou no dia 17 de março de 1877 e a nova regra para a remessa de correspondência do Brasil para o exterior passou a vigorar a partir do dia 1º de julho de 1877. 

A NECESSIDADE CRIA O SELO

Os selos regulares do Brasil e dos demais países geralmente nascem de uma necessidade postal. Assim foi que o Brasil solicitou à American Bank Note Co. o selo de 260 réis Dom Pedro II, Barba Branca, Catálogo de Selos do Brasil nº. 43.

Este selo serviu para o envio de qualquer carta simples até 15 g. para qualquer país filiado ao Tratado de Berna.

SIMPLES E UNIFORME

Anos mais tarde, em 1879, nascia a UPU=União Postal Universal que ainda existe e continua a regulamentar os serviços postais no mundo.

Segundo a Wikipédia temos:

A União Postal Universal (UPU) é uma organização não governamental que agrupa os serviços postais de, atualmente, cerca de 190 países e regiões autônomas.

Foi fundada em 1874 (Berna), sendo a segunda organização internacional mais antiga (depois da União Internacional de Telecomunicações) e têm como missão a coordenação entre os serviços postais dos diferentes países membros, sem interferir nas políticas próprias dentro dos estados.

Assim, cada administração postal é livre de definir como distribuir as correspondências, que serviços efetuar e qual o pessoal necessário para o seu funcionamento, qual o seu plano de edição de selos.

Em 1979 o Brasil emitiu selos postais para a comemoração dos 100 anos da UPU.

O 260 réis Barba Branca é, pois o SELO DO TRATADO DE BERNA.

Entre a emissão do selo de 260 réis e após o ingresso do Brasil no tratado, as cartas recebiam combinações de selos para o porte de 260 réis.

Envelope para o pai do Conde D'Eu com 260 réis formados por 10+50+200 réis da emissão Dom Pedro II, "percé".

Apesar do curto período de vigência do Tratado de Berna para nós brasileiros o selo isolado sobre envelope aparece até com uma certa freqüência. Esta peça faz parte de uma boa coleção de selos do Brasil.

Envelope de 1879 (antes da UPU que fixava a tarifa de 200 réis) para Lyon na França com um selo de 260 réis, nº. 43.

Quando vejo uma coleção de selos do Brasil com qualquer uma das peças (envelopes) acima, meus olhos brilham.

por Peter Meyer

Formas de Pagamento