O SELO NÃO FOI IDEALIZADO PARA SER COLECIONADO
O primeiro selo foi emitido em 6 de maio de 1840. Na verdade, o selo postal é um comprovante de pagamento de um serviço a ser realizado (selo novo) ou de um serviço já realizado (selo carimbado).
O que é parecido com o selo postal?
Seriam as passagens de trem, bilhetes de metrô, passes de ônibus, passagens aéreas, bilhetes de cinema, ingressos de shows, ingressos de jogos, selos fiscais e muitos outros.
Agora pense bem!
Onde estão os colecionadores de passagens, bilhetes e ingressos?
Eu conheci apenas UM LUMINOFILISTA e UM MALACOLOGISTA
Por que estes colecionadores quase não existem?
Porque, na maioria dos casos, estes recibos foram jogados fora.
Os selos postais, por outro lado, foram guardados com e sem carimbo.
Qual a razão disso?
De acordo com a publicação ilustrada abaixo, no dia 4 de junho de 1861 o jornal belga “L’Étoile” anuncia que Jean-Baptiste Moens disponibilizou O Manual do Timbromane (Manuel du Timbromane) na livraria da Galeria Bortier, 7. Moens avisa também que tem cerca de 10.000 selos a venda a preços sem concorrência.
PUBLICAÇÃO COM 512 PÁGINAS DO MEU AMIGO
WOLFGANG MAASSEN REALIZADA PELO CLUB DE MONTE-CARLO
Podemos concluir que a filatelia, como conhecemos atualmente, NASCEU DA EDIÇÃO DE UM CATÁLOGO DE SELOS. Sem ele nada teria acontecido.
Concorda?
Onde estão os catálogos com cotações dos selos fiscais, ingressos, passagens etc.
Por outro lado, após 1940, os Correios do mundo inteiro viram que a melhor coisa era imprimir selos bonitos, vistosos e que não fossem colocados sobre uma carta.
Vender um comprovante de um serviço que não irá ser realizado é igual a vender ingressos para um show que não vai acontecer (sem devolver o dinheiro).
Na figura a seguir temos a imagem de dois catálogos de selos do mundo inteiro.
Cada um tem cerca de 1.000 páginas e apresenta os selos com cotações de todos os países do mundo entre 1840 a 1940 (primeiro centenário do selo postal). De 1941 até 2023 temos cerca de 9 volumes com cerca de 1.000 páginas cada. Isso mesmo, 9.000 páginas.
Existem países que emitem mais de 400 selos por ano (República Centro Africana) e quase ninguém sabe escrever naquele país. Pense nisso.
Feliz ano novo e concentre-se NO PRIMEIRO CENTENÁRIO DO SELO POSTAL e não deixe de ter um catálogo de selos para consultas.
Equipe RHM – desde 1948