O Valor de Um Selo - Filatelista Raiz
Na convivência cotidiana nas redes sociais, venho observado uma pergunta frequente e acompanhada de fotos: “Qual o valor desses selos?”.
Eu particularmente recebo por semana em média de 3 a 5 mensagens ou e-mails pedindo para avaliar coleções, fora as que vejo nos grupos nas redes sociais, pois querem vender os selos. Quase na totalidade são pessoas que herdaram, ganharam de presente, etc... uma coleção, ou estão paradas há muito tempo com a coleção e perderam o contato com a filatelia, e também quase que na totalidade esses selos são comuns e de pouco valor.
A primeira coisa que observamos é declínio da filatelia e da quantidade de filatelistas, pois os novos donos não se interessam e não dão continuidade na coleção, e os que compram já são filatelistas ou comerciantes filatélicos.
Quando falamos o que realmente valem os selos, vem àquela decepção, e os que perguntam ficam até chateados, e com razão, pois foi criado um “mito” na filatelia, muito difundido por reportagens, que os selos valem verdadeiras fortunas.
Então qual o valor de um selo? resposta de um filatelista raiz:
-Tudo na filatelia tem seu valor. Até aquele selo feio, danificado que compõe sua coleção, está lá por um motivo e no seu devido lugar, até conseguir um melhor, ou aquele regular baratinho, todos tem um valor importante para sua coleção, caso contrário sua coleção não estaria completa. E por falar em coleção, é algo muito pessoal, a gente que define o que quer colecionar, opiniões são bem vindas, mas no final, nós que temos que gostar e ter prazer no que colecionamos.
Colecionar é um hábito diário e ao longo do tempo, até uma vida toda. Que graça tem em comprar uma coleção completa? Não sei, mas eu prefiro ir conquistando e completando a coleção, comprando, vendendo, trocando selos e fazendo amizades. Filatelia é Amizade e Cultura!!!
Artigo de Paulo Ananias Silva