OLHAR POR FORA E POR DENTRO


OLHAR POR FORA E POR DENTRO

A grande maioria dos filatelistas que se dedica à História Postal costuma olhar a parte externa da correspondência.
Ficam entusiasmados com múltiplos e franquias com três ou mais cores. Indicações como “segura” que significa registrada ou “logo logo” que significa expressa chamam a atenção. Cartas com o envio de dinheiro, destinos estranhos, etc. motivam inúmeros colecionadores.
Recentemente adquiri uma peça que pelo lado de fora era muito boa, pois apresentava um carimbo do tipo pré-filatélico CASSAPAVA, atual Rio Grande do Sul. O carimbo não é comum, mas eu já o tenho em minha coleção. Por outro lado o conteúdo chamou a minha atenção. Difícil de ler é verdade, entretanto significou muito para mim. A carta está com a assinatura de Bento Manuel Ribeiro e dizia que assumia o comando das forças imperiais uma vez que o traidor Bento Gonçalves havia iniciado uma Revolução.
Era o início da Revolução Farroupilha, orgulho dos gaúchos que até hoje ostentam a bandeira até nos estádios de futebol. Historiadores afirmam que Bento Manuel Ribeiro em suas decisões foi um dos baluartes que alterou o rumo da Farroupilha. Mudou de lado e apoio a quem antes chamava de traidor.
Um conteúdo fantástico no meu entender.
Assim é que muitas vezes a peça não chama a atenção do lado de fora e o principal pode estar do lado de dentro.
Um dos clientes da nossa empresa é professor de História e por diversas ocasiões aprendi muito com as mensagens e orientações recebidas.
Uma delas é inesquecível.
Uma das cartas da minha coleção é formada por 13 páginas (nem é possível expor por conta da espessura). Ela foi enviada de Portugal para o Bispo de Pernambuco e exigia a formação de um exército. Assinam a carta o Príncipe Regente Dom João (que viria a ser Dom João VI) e Dom Rodrigo de Souza Coutinho, seu Ministro e Conselheiro.
Logo questionei a razão de exigir a formação de um exército numeroso?
O professor enviou a resposta. Nos estudos realizados na França ele havia descoberto cartas de um militar francês que em visita ao Brasil havia sugerido o apoio francês para uma Revolução. Pois ela aconteceu e os detalhes deste misterioso espião e a história serão revelados em breve em um artigo que estamos preparando. Imagine que a recompensa pelo apoio francês seria a nossa Amazônia.
Isso sim mostra que a filatelia pode e muda a “história”.
Por este motivo abrimos um novo espaço no site www.oselo.com.br. São documentos inéditos, únicos, da época que retratam um pedaço da nossa história. Visite, leia e quem sabe inicie uma NOVA COLEÇÃO que vai ficar para a HISTÓRIA.

Formas de Pagamento