OS BOULES DE MOULINS
Um meio de transporte único na história mundial, tesouro filatélico incomparável, os Boules de Moulins (sem tradução para o português), surgiram regularmente na crônica através dos episódios de resgate entre os anos de 1968 e 1982.
A Invenção
Os Pariesienses suportaram a fome, o frio, as derrotas militares de cabeça erguida, mas sofreram muito com o isolamento imposto pelo cerco de Paris durante a Guerra franco-prussiana.
Os balões montés conseguiram uma comunicação entre Paris e o mundo exterior, mas as mensagens podiam sair, mas a volta ainda não era possível. Os balões não eram dirigíveis à época.
Claro que o serviço de pombos correios havia ajudado no retorno das mensagens (pigeongramas) e graças à descoberta da microfilmagem por M. Dragon, o volume de informações aumentou consideravelmente. Mesmo assim foi preciso descobrir uma alternativa para fazer chegar à Paris sitiada as mensagens provenientes do exterior da cidade.
Uma cidade de 2 milhões de habitantes, desestabilizada e sufocada pelo cerco poderia, de uma hora para outra, implodir. O governo, ciente destes fatos, decidiu encarregar uma comissão científica de examinar todas as questões relacionadas ao serviço aéreo de comunicação, pesquisando todos os meios confiáveis para que a população viesse a receber mensagens postais do exterior.
Em outubro de 1870, Robert solicita uma entrevista com o General Trochu. Ele apresenta um projeto desenvolvido juntamente com MM. Delort e Vonoven que permitiria uma comunicação entre o mundo exterior e Paris por via fluvial. O modelo já havia sido utilizado no contrabando da fronteira Belgo-Francesa pelas águas do rio Ysere.
Tratava-se de uma esfera de zinco, munida de 12 aletas, de cerca de 20 cm de diâmetro e um peso ligeiramente superior ao da água, capaz de armazenar entre 500 e 700 cartas e de se locomover sob as águas dos rios, movidos pela correnteza.
Os projetistas fabricam alguns protótipos e decidem sair de Paris no Balão Denis-Papin para em Clermont-Ferrand iniciar a nova modalidade de serviço postal, enquanto Vonoven permanece em Paris para resgatar estas primeiras tentativas de entrada das bolas de zinco.
Numa noite com neve o balão Denis-Papin sai às 23 horas com Robert e Delort, levando os primeiros modelos de Boule de Moulin. A viagem acontece de forma tranqüila, entre 1200 e 1500 metros de altitude e um vento este leva o conjunto a uma velocidade de 30 km por hora.
A administração postal informa através de circulares e cartazes o novo serviço lembrando que os envelopes deverão apresentar a inscrição "Paris, par Moulins, Allier". O porte será de 1 Franco e o peso máximo da carta 4 gramas.
No total Robert lança, segundo o seu diário, 55 Boules de Moulin, encaminhados a pé, a cavalo e em carroças até o rio Allier, afluente do rio Sena.
Em Paris, mesmo sendo bombardeada, Vonoven apresenta-se todos os dias à espera das primeiras bolas. O frio intenso deixa o rio Sena com muitos blocos de gelo e apenas no final de janeiro estes começam a quebrar, impossibilitando a pesca das mensagens flutuantes.
ESTA INCRÍVEL HISTÓRIA CONTINUA
As tentativas de recuperação das "Boules de Moulin" continua a partir do dia 6 de março, após a rendição francesa.
No total foram realizadas 5 descobertas de "Boules de Moulin"
Primeira : 1942 um mergulhador encontra uma em "Fer de Melun"
Segunda : 1954 um grupo de crianças encontra outra em "Bazoches-les-Bray" e esta descoberta dá origem ao romance "Le Collier de Feu".
Terceira : Descoberta de Montereau
Quarta : 6 de agosto de 1968 - Descoberta de "Saint-Wandrille" por M. Le Grevellec, operador de dragas e a descoberta mais famosa. O Correio francês publica uma lista das cartas encontradas com o nome dos destinatários quase 100 anos após o lançamento da bola de zinco. Apenas alguns descendentes dos destinatários apresentam-se para receber a esquecida mensagem. As peças recebem um carimbo vermelho característico e entram no mercado filatélico.
UM DOS FAMOSOS BOULES DE MOULIN RESGATADOS EM 1968.
Temos a informação de que cerca de 7 peças encontram-se espalhadas pelo mundo.
Quinta : 14 de abril de 1982-Descoberta de "Vatteville-la-Rue" por M. Jacques Duval.
Suspeita-se que existam ainda cerca de 20 Boules de Moulin" sob as águas do rio Sena. Alguém se habilita?
São estas peças que fazem da filatelia um divertimento cultural e um investimento de retorno garantido.
Fonte: "Ballons Montés et Boules de Moulin" de Gérard Lhéretier.