OS DEPARTAMENTOS CONQUISTADOS
Origem dos departamentos na França.
Antes de 1790 o Reina da França era organizado em forma de províncias. Pouco tempos depois da Revolução Francesa de 1789 a França foi dividida em 83 departamentos de área equivalente. Os limites destes departamentos foram fixados em 26 de fevereiro de 1790 e a sua existência foi fixada em quatro de março de 1790.
A organização da França, que até os dias atuais é dividida em departamentos, foi organizada por Jean Cassini.
A partir de 1792, após sucessivas guerras ocorridas durante a Primeira República e o Império de Napoleão I, o território francês aumentou com as diversas conquistas. Isso teve fim após o Tratado de Vienna e a França passou aos limites fixados em 1 de janeiro de 1792.
“Do ponto de vista postal isso deu origem aos diversos DEPARTAMENTOS CONQUISTADOS”.
As sobrecartas pré-filatélicas no antigo regime apresentavam muitas vezes um carimbo linear, sem número.
Sobrecarta pré-filatélica com carimbo seco S.LO circulada em 1780.
Sobrecarta circulada para Lyon já com o número "48" do departamento "Manche" e o nome da vila.
Com a criação dos departamentos cada cidade e vila passou a ter um carimbo (geralmente em duas linhas). Na parte superior aparece o número do departamento e na parte inferior o nome da vila ou cidade.
A França, durante a era Napoleônica, chegou a ter 130 departamentos diferentes. Assim sendo Roma, Amsterdam, Hamburgo, Milão, Bruxelas, etc. passaram a fazer parte da adimistração postal francesa.
MAPA DA FRANÇA COM OS 130 DEPARTAMENTOS-Fonte Atlas Histórico da França.
Ao longo dos artigos deste capítulo iremos mostrar os departamentos conquistados, as suas marcas postais, o período de utilização, etc.
Guerras, conquistas, perdas marcam esta turbulenta e importante fase da História da França que afetou quase que o mundo inteiro.
O chamado período das duas revoluções alterou em 60 anos todas as vidas e formas de governo. Entre 1789 e 1848 tivemos a Revolução Industrial na Grã-Bretanha e a Revolução Francesa. Estas duas revoluções produziram termos até então desconhecidos ou pouco utilizados como, por exemplo: classe média, proletariado, jornada de trabalho, indústria, pobreza, burguesia, socialismo, etc.
A filatelia fixando a História.