OS DOIS SELOS DA 4ª EXPOSIÇÃO INTERAMERICANA DE FILATELIA
Estes dois selos já estiveram no Catálogo e um deles já deixou de ser incluído. Na década de 80 houve até uma reunião da ABCF (Associação Brasileira de Comerciantes Filatélicos) a respeito de incluir ou não o selo C0751. Foi uma verdadeira confusão. O tal C0751 já custou 3 vezes o C0750, depois foi tirado, incluído e hoje ele figura no Catálogo de Selos.
A dificuldade está em distinguir a cor entre os dois selos. Na famosa reunião RHM afirmou que o selo C0751 tinha até um edital, mas na época ele não mostrou o documento ou carta.
Agora, com a primorosa revisão do filatelista José Paulo Braida Lopes, o mistério foi resolvido. Veja que nem a imagem aparece na última edição do Catálogo de 2019 na página 311.
O filatelista Braida, que está elaborando uma versão atualizada do Catálogo online, pediu-me que eu enviasse todos os editais disponíveis. Eles estavam em um armário, cheios de poeira. Retiramos tudo, espantamos a poeira e enviamos para Juiz de Fora. Ai ele pediu-me que incluísse o C0751 no catálogo online.
Sai da cadeira e fui buscar os selos, meio que com preguiça. No estoque um monte de selos e um pequeno envelope que parecia ter algo diferente. Olhei várias vezes e decidi digitalizar dois selos. O Braida tinha acabado de enviar o tal EDITAL. Na verdade, não é um edital. É uma folha datilografada e assinada pelo então Presidente dos Correios de 28 de agosto de 1972 (dois dias após o lançamento da série). Ela é assinada pelo Engº Haroldo Corrêa de Mattos e diz que existem dois selos de CR$ 1,00, um cinzento claro e outro cinzento escuro.
IMAGEM DA CARTA ASSINADA
Fica difícil mesmo saber qual é qual. De qualquer forma o selo da esquerda é o C0750 e o da direita o C0751 (mais raro).
Agradeço, mais uma vez, ao esforço e trabalho do filatelista de Juiz de Fora, José Paulo Braida Lopes. Visite o catálogo online e verá como está ficando bom o trabalho dele.
Abraços
Peter Meyer