Os Selos nos Levam ao Longe – Uma Viagem pelo Mundo contando a História da Filatelia
Pesquisador e Organizador: Luiz Gonzaga Amaral Júnior (e-mail: cfcandides@gmail.com)
Publicado originalmente no FILACAP Online 246 – Agosto 2023
Navegar pela história de um país ou de uma região é uma experiência fascinante e que enriquece o ser humano, lhe proporcionando muito conhecimento e cultura.
Um dos meios de transporte mais interessantes de se utilizar são os selos postais, que cobrem longas distâncias para comunicar e integrar povos e nações.
Que tal irmos com eles conhecer um pouco da história da filatelia em Barbados? Bora lá.
Barbados
5° Aniversário da Independência – Bandeira de Barbados. Emissão de 23 de novembro de 1971
Barbados é um país que foi inicialmente habitado pelos índios aruaques e caribes. O primeiro navegador europeu a desembarcar na região foi o genovês Cristóvão Colombo em 1492; entretanto, o território não foi colonizado pelos espanhóis.
Depois disso, a ilha ficou desabitada por muitos anos até a chegada dos primeiros ingleses em 14 de maio de 1625; em 17 de fevereiro de 1627 vieram cerca de noventa colonos do mesmo país, sob o comando do capitão John Powell, estabelecendo assim o domínio inglês no território.
Em 30 de novembro de 1966 o território conquistou enfim sua independência, mantendo-se como uma monarquia até 2021, quando o país se tornou uma república.
História Postal
O serviço postal em Barbados iniciou-se em 1663, quando os correios britânicos instalaram uma agência de pacotes na capital Bridgetown, que funcionava com o apoio de navios casuais que passavam pela ilha.
Entre 1702 e 1711 funcionou um serviço mensal de pacotes entre a Inglaterra e as Índias Ocidentais com o uso de paquetes oceânicos, coordenado pelo engenheiro naval Edmund Dummer, que tinha como escalas Barbados, Antígua, Montserrat, Névis e Jamaica.
Em 1745 os correios britânicos retomaram o serviço de pacotes com base no modelo de Dummer. Quinze anos depois apareceram as primeiras marcas postais nas correspondências, com o nome do território escrito como “Barbadoes”.
Em 1840 a empresa Royal Mail Steam Packet Company forneceu 14 navios para realização do transporte de correspondências da Inglaterra para Barbados, que se realizaria duas vezes por mês, saindo das cidades inglesas de Southampton ou Falmouth.
Em 07 de setembro de 1851 foi nomeado o senhor W. H. Allder como o primeiro administrador-geral dos correios no território, com a ilha contando com duas agências postais separadas, sendo uma para o serviço interno e outra para o serviço externo.
Emissões Postais
Os primeiros selos postais do território foram encomendados junto à empresa britânica Perkins, Bacon & Co., como parte de um pacote feito para produção de selos das colônias britânicas de Maurício (na África) e Trinidad (América Central).
O desenho usado foi o “Britannia Seated” (personificação da Grã-Bretanha), baseado em uma aquarela do britânico Henry Corbould, autor do esboço do “Penny Black”.
Os selos foram colocados em circulação em 15 de abril de 1852 e não traziam informação de valor na imagem, sendo classificados de acordo com a cor: verde (½ d (meio centavo)), azul (1d), ardósia acinzentado (2d) e vermelho acastanhado (4d).
Os primeiros selos com valores foram emitidos em 1858, nas cores rosa (seis pence) e preta (um shilling).
A obrigatoriedade do uso de selos postais veio apenas em 22 de agosto de 1861.
No mesmo ano, foram lançados os primeiros selos perfurados.
A primeira grande mudança de design dos selos ocorreu em 1873, com a imagem da Britannia cercada por uma moldura circular com detalhes nas extremidades, sendo lançado no valor de cinco shillings (uso para envio de pacotes postais pesados).
Já a mudança de imagem dos selos veio em 28 de agosto de 1882, quando foram lançados nove selos com a efígie da rainha Victoria.
O primeiro selo com sobrecarga apareceu em julho de 1892, com a aplicação da legenda “Half-Penny” (meio centavo) sobre um selo de quatro pences.
Em 16 de novembro de 1897 foi lançada a primeira série de selos comemorativos, celebrando os sessenta anos do reinado da rainha Victoria. O selo trazia a imagem do emblema da colônia, com a “soberana em uma carruagem puxada por cavalos-marinhos”.
Em 25 de janeiro de 1907 foram emitidos os primeiros selos beneficentes, em prol do “Fundo de Ajuda de Kingston”.
Em 1916 foram lançados os primeiros selos fiscais, aplicando-se a sobrecarga “Revenue One Penny” sobre selos de 1912 de uma série que trazia a efígie do rei George V.
Selos vermelhos da mesma série foram utilizados em 10 de outubro de 1917 para angariar fundos para as tropas combatentes na Primeira Guerra, com a aplicação da sobrecarga “War Tax”.
O serviço de Correio Aéreo no país deu seus primeiros passos em 1929, mas sem a emissão de selo específico para este fim.
Em 02 de dezembro de 1966 foi lançada uma bela série de quatro selos em homenagem à independência do país, com destaque para as emissões que trazem a sede do Hotel Hilton no território e também o importante ex-jogador de críquete local, Garfield Sobers.
Em 11 de novembro de 1967 o país filiou-se à UPU – União Postal Universal.
E como curiosidade, temos um bom exemplo de que sempre é necessário se ter um “plano alternativo” ou “plano B” na hora que se faz necessário. Isto porque no período de 23 de janeiro a 04 de maio de 1896 houve uma escassez de selos no valor de ¼ d, utilizados para pagamento da taxa de postagem de jornais.
Por conta disso, foi acordado pelo governo que os jornais e embalagens em Bridgetown, ao invés da utilização de selos, poderiam circular com a aplicação do carimbo “Crowned Circle” (círculo coroado), o mesmo utilizado no cancelamento das cartas e encomendas antes da introdução dos selos postais.
Atualmente, jornais ou mesmo fragmentos de embalagens do período com esse carimbo são raros de ser encontrados.
Imagens dos selos utilizados:
Bandeira de Barbados: https://i.colnect.net/b/1496/811/Flag-and-Map.jpg
Britannia verde: https://i.colnect.net/b/7594/520/Issues-of-1852-1855.jpg
Britannia azul: https://i.colnect.net/b/4189/329/Issues-of-1852-1855.jpg
Britannia Seis pences: https://i.colnect.net/b/1444/952/Issues-of-1858.jpg
Britannia Um shilling: https://i.colnect.net/b/1331/969/Issues-of-1858.jpg
Britannia perfurado: https://i.colnect.net/b/7748/018/Britannia-seated.jpg
Britannia com moldura: https://i.colnect.net/b/1346/017/Britannia-seated.jpg
Rainha Victoria: https://i.colnect.net/b/18989/596/Queen-Victoria-Side-Facing-left.jpg
Sobrecarga “Half-Penny”: https://i.colnect.net/b/18989/602/Surcharged-in-Black.jpg
Reinado da rainha Victoria: https://i.colnect.net/b/5266/682/Queen-Victoria-1819-1901-Jubilee.jpg
Selo Beneficente: https://i.colnect.net/b/5661/369/Surcharged-in-Red.jpg
Selos Fiscais:
Selos de Guerra: https://i.colnect.net/b/5266/553/War-Tax.jpg
Hotel Hilton: https://i.colnect.net/b/18990/431/Hilton-Hotel.jpg
Garfield Sobers: https://i.colnect.net/b/18990/432/Garfield-Sobers.jpg
Carimbo “Crowned Circle”:
https://barbadosstamps.co.uk/wp-content/uploads/2014/09/IMG_20140921_0011_NEW-1024x525.jpg
Fontes de pesquisa:
https://barbadospocketguide.com/our-island-barbados/about-barbados/postal-service.html
https://barbadosstamps.co.uk/galleries/first-flight-covers/
https://barbadosstamps.co.uk/what-was-commonplace-in-1896-but-a-rarity-now/
http://bephila.com/articles/stamps/barbados
https://en.wikipedia.org/wiki/Edmund_Dummer_(naval_engineer)
https://en.wikipedia.org/wiki/Garfield_Sobers
https://en.wikipedia.org/wiki/Postage_stamps_and_postal_history_of_Barbados
https://en.wikipedia.org/wiki/Revenue_stamps_of_Barbados
https://infoescola.com/america/barbados/
https://postalmuseum.si.edu/exhibition/international-philately-americas-caribbean/barbados
https://pt.wikipedia.org/wiki/História_de_Barbados
https://simple.wikipedia.org/wiki/Britannia
https://stampdomain.com/country/barbados/index.php
https://upu.int/en/Universal-Postal-Union/About-UPU/Member-Countries?csid=-1&cid=38#mb--1