Os Selos nos Levam ao Longe – Uma Viagem pelo Mundo contando a História da Filatelia
Pesquisador e Organizador: Luiz Gonzaga Amaral Júnior
Publicado originalmente no FILACAP Online 234 – Agosto 2022
Toda viagem é feita através de um meio de locomoção. Pode ser de carro, avião ou trem. Mas existem outros modos de se viajar.
E um deles são os selos postais, nossos pequenos livros com extensas asas. Sigamos com eles agora para aprender mais sobre a história da filatelia na Bolívia!
Bolívia
1° Aniversário da Revolução de 17 de julho de 1980 – Bandeira da Bolívia e mapa destacando as províncias. Emissão de 11 de maio de 1981
A Bolívia é um país que foi parte do Império Inca do século XII até meados do século XVI, sendo conquistado em 1538 pelo espanhol Francisco Pizarro, se tornando assim parte do vice-reinado do Rio da Prata.
Sua independência foi alcançada em 06 de agosto de 1825, com a participação destacada do militar Simon Bolívar. O país adotou o nome deste líder cinco dias depois.
História Postal
O serviço postal começou antes, durante o Império Inca, com o serviço sendo feito pelos jovens corredores incas, os “chasquis”.
Já o correio oficial espanhol foi criado em 1557 (quando o território ainda era conhecido como “Alto Peru”), com Don Marcos Correos sendo escolhido como responsável pelo recebimento de despachos escritos das cidades de Huamanga, Cuzco (duas cidades peruanas), Chiquito, La Paz, La Plata (antigo nome de Sucre) e Potosí.
No mesmo período funcionava na região o monopólio do serviço de cartas concedido pela Coroa espanhola à Don Lorenzo Galindez de Carvajal, com as cartas espanholas chegando ao país apenas três vezes por ano.
Em 1804 chegou o novo administrador dos correios, o senhor José Ignacio Arduz, de origem italiana.
Em 07 de agosto de 1825, conforme documentos históricos, o Marechal Antônio José de Sucre decidiu pela criação de um serviço de correio para despacho da correspondência oficial e privada do país.
Na década de 1830 os correios das cidades de Chimba (que era conhecida como “Canchas Blancas”), Cobija e Antofagasta (que ainda pertencia à Bolívia) usavam carimbos para fazer a postagem das cartas.
Também em Cobija, no período de 1865 a 1878, foram utilizados selos britânicos para despachar correspondências no porto da cidade, usando-se o carimbo “C39” (exemplo acima).
Emissões Postais
Os primeiros passos para a emissão de selos postais na Bolívia foram dados em 1857, no governo de José María Linares.
A ideia poderia ter se concretizado em 1859, quando foram produzidos “ensaios filatélicos” que ficariam conhecidos como “Challas”, mas que não se tornaram selos oficiais porque foram considerados “fáceis de ser adulterados”. Novas tentativas ocorreriam em 1863 (selos azul e preto (reimpressão)), mas que novamente não foram aprovados.
Os primeiros selos enfim foram emitidos em 1867, com desenhos feitos pelo gravador espanhol Ramón Estruch, residente em Cochabamba, que traziam um “condor” cercado por uma moldura oval com a legenda “Correos Bolivia Contratos”.
No mesmo ano surgiram os primeiros selos fiscais, destinados para “Transacciones Sociales” e que traziam a “Alegoria da Justiça”.
Em 1868 foi emitida uma bela série de cinco selos, nomeada como “Escudo de 9 Estrelas”, encomendada junto à empresa estadunidense American Bank Note Company, homenageando os departamentos de Chuquisaca, La Paz, Potosí, Cochabamba, Santa Cruz, Oruro, Tarija, Beni e Litoral.
No mesmo ano o presidente Mariano Melgarejo, que governou o país de 1864 a 1871, decretou a criação de mais dois departamentos: Tarata e Mejillones. Entretanto, como a emissão de “nove estrelas” já estava pronta, a série do “Escudo de 11 Estrelas” foi feita apenas em 1871.
Em 1878 foi produzido um carimbo com valor postal da cidade de Antofagasta. O interessante deste carimbo é que entre 1° de dezembro de 1881 e 11 de outubro de 1883 ocorreu a invasão da Bolívia pelo Chile, em uma guerra que envolveu também o Peru, aliado da Bolívia (Guerra do Pacífico), que resultou na perda da cidade para o Chile.
Com a perda da cidade, a Bolívia perdeu definitivamente a sua saída para o mar.
Em 1° de abril de 1886, o país se filiou à União Postal Universal – UPU.
Em 15 de janeiro de 1901 foi autorizado pelo governo boliviano a emissão de selos para o serviço telegráfico, a serem produzidos pela American Bank Note Company, sendo encontradas emissões feitas entre 1906 e 1910 (o exemplar acima é de 1908).
Em 16 de julho de 1909 foi emitida a primeira série comemorativa do país, com quatro selos em celebração ao Centenário da Revolução de La Paz.
Já os primeiros selos para o serviço aéreo foram produzidos em dezembro de 1924 pela empresa inglesa Perkins, Bacon & Company.
E como curiosidade temos a história da série de dezenove selos chamada de “Portão do Sol”, produzida na Alemanha a pedido do governo boliviano em 1926 para comemorar o centenário da independência da Bolívia. Ao descobrir que parte dos selos foi vendida sem permissão na Europa, o governo determinou que as unidades restantes ficassem trancadas em um cofre por trinta e cinco anos.
Quando foram finalmente liberadas para venda em 17 de dezembro de 1960, a inflação do país fez com que o valor dos selos tivesse de sofrer uma alta elevação de seu preço original. Por conta disso, por exemplo, o selo de maior valor, que à época da emissão custaria “cinco bolivianos” foi sobretaxado para “cinco mil bolivianos”.
Imagens dos selos utilizados:
Bandeira Bolívia: https://i.colnect.net/b/5075/972/Map-of-Bolivia-with-drawn-provinces-flag.jpg
Cancelamento “C39”:
http://www.revistasbolivianas.ciencia.bo/img/revistas/fdc/v6n23/a04_figura_04.jpg
Challas: http://revistasbolivianas.ciencia.bo/img/revistas/fdc/v6n23/a04_figura_06.jpg
Condor: https://i.colnect.net/b/2769/605/Andean-Condor-Vultur-gryphus.jpg
Selos Fiscais: https://i.colnect.net/b/6509/133/Allegory-of-Justice.jpg
Escudo de 9 Estrelas: https://i.colnect.net/b/598/561/Coat-of-Arms-in-Circle-9-stars.jpg
Escudo de 11 Estrelas: https://i.colnect.net/b/598/564/Coat-of-Arms-in-Circle-11-stars.jpg
Carimbo de Antofagasta:
http://revistasbolivianas.ciencia.bo/img/revistas/fdc/v6n23/a04_figura_10.jpg
Selo Telegráfico: https://i.colnect.net/b/8241/084/Allegory-of-telegraphy.jpg
Revolução de Julho: https://i.colnect.net/b/844/632/Coat-of-arms.jpg
Selo Aéreo: https://i.colnect.net/b/4843/311/Morane-Saulnier-Aircraft.jpg
Portão do Sol: https://i.colnect.net/b/4426/158/Gate-of-the-Sun.jpg
Fontes de pesquisa:
https://eju.tv/2015/08/sellos-postales-testigos-de-la-azarosa-historia-boliviana/
https://infoescola.com/bolivia/historia-da-bolivia/
https://stringfixer.com/pt/Postage_stamps_and_postal_history_of_Bolivia
https://stringfixer.com/pt/Revenue_stamps_of_Bolivia
https://upu.int/en/Universal-Postal-Union/About-UPU/Member-Countries?csid=-1&cid=49#mb--1
Material de pesquisa em PDF:
Historia Del Correo En Bolivia – Empresa De Correos De Bolivia: Disponibilizado em: https://xdoc.mx/documents/historia-del-correo-en-bolivia-empresa-de-correos-de-bolivia-5eea7e8a5d7cb