Os Selos nos Levam ao Longe – Uma Viagem pelo Mundo contando a História da Filatelia
Pesquisador e Organizador: Luiz Gonzaga Amaral Júnior (e-mail: cfcandides@gmail.com)
Publicado originalmente no FILACAP Online 260 – Outubro 2024
Você quer presentear uma criança ou um amigo com uma bela viagem?
Então compartilhe com ele um selo postal, o pequeno pedaço de papel que carrega consigo muita história e cultura, possibilitando assim uma viagem de muito conhecimento.
Hoje o nosso passeio cultural nos leva pra conhecer um pouco da história da filatelia no Canadá, continuando assim nossa viagem pela América do Norte. Bora lá?
Canadá
Inauguração da Bandeira do Canadá. Emissão postal de 30 de junho de 1965
Canadá é um país que era habitado pelos índios iroqueses e sioux. O primeiro europeu a chegar no território de forma oficial foi o genovês Giovanni Caboto (ou John Cabot) entre 1497 e 1498, viagem solicitada pelo governo britânico (apesar de que historicamente acredita-se que a região também foi visitada anteriormente por franceses e viquingues).
A colonização europeia se iniciou no século XVI pelos britânicos e, um pouco depois, pelos franceses, com os britânicos fixando-se originalmente na Terra de Rupert e os franceses em regiões como a dos Grandes Lagos, Rio São Lourenço e as atuais províncias da Nova Escócia e Novo Brunswick, mas durante os séculos seguiriam disputas entre as duas nações, além da Guerra de 1812 com os Estados Unidos.
Em 1° de julho de 1867, os territórios do Canadá Oeste, Canadá Leste, Novo Brunswick e Nova Escócia se uniram, formando assim o chamado “Domínio do Canadá”. A última região canadense a se tornar independente do governo britânico foi a de “Terra Nova”, em 1949.
História Postal
O serviço postal no Canadá teve seu primeiro evento importante em 03 de agosto de 1527, quando o marinheiro inglês John Rut, encarregado por seu soberano Henrique VIII para liderar uma expedição à América do Norte para encontrar a Passagem do Noroeste, remeteu direto de St. John’s, capital de Terra Nova e Labrador, uma carta para contar suas descobertas.
Já o primeiro serviço de caráter oficial foi um serviço de mensageiros em 1705, onde o português Pedro da Silva carregava cartas particulares (com uma taxa) junto com despachos do governador do barco. Já em 1721 o controle francês propôs, mas com sucesso somente após 1734, um serviço regular entre Montreal e Quebec.
Em 1760, na tomada de Montreal pelos britânicos, foi instituído um serviço postal militar entre Quebec e Montreal, e que se estendia de lá até Albany, no estado de Nova York, EUA. Quatro anos depois foram colocados em uso os carimbos postais no território, por indicação do polímata estadunidense Benjamin Franklin, com as primeiras marcações sendo nomes de cidades em linha reta.
E em 25 de maio de 1849, com base na uniformização das taxas postais propostas por Rowland Hill para a Grã-Bretanha, a Assembleia Legislativa do Canadá decidiu pelo uso de selos na Província do Canadá.
Emissões Postais
O primeiro selo postal do Canadá foi emitido em 23 de abril de 1851.
Com valor de 3 centavos, o selo foi desenhado pelo engenheiro escocês-canadense Sir Sandford Fleming, gravação feita pelo inglês Alfred Jones e produzido pela empresa Rawdon, Wright, Hatch e Edson de Nova York, com o desenho de um castor dentro de uma moldura oval. O “Threepenny Beaver” foi o primeiro selo postal oficial do mundo a trazer a imagem de um animal.
Os artistas foram responsáveis pelas duas emissões postais seguintes no mesmo ano. Em 27 de maio foi emitido um selo de 6 centavos trazendo a efígie do Príncipe Albert, marido da rainha Victória, dentro de uma moldura circular.
No mesmo estilo, em 14 de junho foi lançado um selo de 12 centavos, desta vez com a imagem da soberana, tendo como base a pintura do suíço Alfred Edward Chalon.
Em 1° de setembro do mesmo ano foram lançados os primeiros selos da colônia de Nova Escócia, emitidos em formato de diamante, representando a Coroa da Grã-Bretanha, cercada por flores heráldicas do Império. O selo trazia a legenda “Nova Scotia” nos lados superiores do diamante.
O mesmo modelo foi utilizado nas primeiras emissões da colônia de Novo Brunswick (de 06 de setembro) e em emissões de 1857 da colônia de Terra Nova e Labrador.
Já em 03 de janeiro de 1855 foi feita uma emissão com a efígie do explorador marítimo franco-bretão Jacques Cartier, que descreveu e mapeou o Golfo de São Lourenço e as margens do rio de mesmo nome.
Por conta disso, Cartier deu o nome de “O País dos Canadás”, devido ao termo que os índios iroqueses usavam para “aldeia” ou “assentamento” (“kanata”).
Em 1864 foram produzidos os primeiros selos fiscais do Canadá, emitidos na cor azul em diversos valores, com a efígie da rainha Victória e a legenda “Bill Stamp” (Selo de Nota). A função destes selos era comprovar o pagamento de impostos de selo para uso de instrumentos monetários como notas promissórias e cheques.
Os primeiros selos como “Domínio do Canadá” foram lançados em 1° de abril de 1868, com a imagem de perfil da monarca baseada na gravação do inglês Charles Henry Jeens, selos estes que ficaram conhecidos pelos filatelistas como “Grandes Rainhas” por seu tamanho de 20x24 mm.
Já a partir de 1870, para gerar um aumento da produção de selos de forma mais rápida, foi mantido o padrão de imagem, mas com uma redução do tamanho dos para 17x21 mm, com as emissões recebendo o apelido de “Pequenas Rainhas” (sendo um exemplo o selo acima de 1882).
Em 1° de julho de 1878 o país se filiou à UPU – União Postal Universal.
Em 1887 foi emitido o primeiro selo para uso no Serviço Telegráfico, com a legenda superior/inferior “Frank Complimentary” (Franquia Complementar) e o mapa da América do Norte dentro de uma moldura que traziam as legendas “Canadian Pacific Railway’s” (companhia que prestava o serviço) e “Telegraph” (Telégrafo). A assinatura na parte inferior do selo é de seu gerente da época, Chas. R. Hosmer.
Dez anos depois, já em 19 de junho, foi emitida a primeira série de selos comemorativos do país, sendo um conjunto de dezesseis selos (que tinham uma cor específica para cada valor) celebrando os 60 anos da Coroação da rainha Victória, trazendo a efígie dela quando coroada no lado esquerdo e a sua condição da época da emissão no lado direito.
Em 15 de fevereiro de 1915 foram emitidos os primeiros selos para fomento da participação britânica na Primeira Guerra Mundial, com a aplicação da sobrecarga “WAR TAX” sobre selos de 1911 com a imagem do rei George V, onde o soberano era retratado como um “Almirante de Frota”.
Os mesmos selos de 1911 serviram de base em 1923 para produzir os primeiros selos de “Serviço Oficial”. Neste caso, foi aplicado sobre os selos o perfin “OHMS” (“On His Majesty’s Service”, que significa “A Serviço de Sua Majestade”), perfin que foi usado de 1923 a 1963.
O primeiro selo para uso em Serviço Aéreo apareceu em 1926, sendo um selo “semioficial” produzido pela empresa “Patricia Airways and Exploration Company” e que recebeu a sobrecarga “Special Air Service Sioux Lookout and Red Lake District” (“Serviço Aéreo Especial Mirante Sioux e Distrito do Lago Vermelho”).
E como curiosidade final temos o primeiro selo da temática “Natal” lançado no mundo.
O selo, produzido em 07 de dezembro de 1898, traz o mapa-múndi com destaque em vermelho para os territórios de domínio britânico.
Ele foi produzido em duas versões: com o mar azul e com fundo branco. Na parte inferior traz a legenda “XMAS 1898” (“Xmas” é um termo reduzido para “Merry Christmas”, que é “Feliz Natal” em inglês) e traz na parte inferior a frase “WE HOLD A VASTER EMPIRE THAN HAS BEEN” (“Nós mantemos o império mais vasto que já existiu”), frase da canção “A Song of Empire” (“A Canção do Império”) produzida pelo acadêmico e político galês Lewis Morris em 1887.
Conta-se que o selo tinha sido uma ideia do chefe dos correios para comemorar o aniversário do Príncipe de Gales, o que não agradou a rainha Victória, que não desejava que outro membro da família real fosse homenageado em um selo postal naquele momento.
Mas, ao questionar o representante dos correios sobre “qual príncipe seria esse”, o mesmo disse que era o “príncipe da paz”; ou seja, que seria uma homenagem ao “Nascimento de Jesus”.
Apesar dessa primeira emissão do tema, as produções de selos de natal em outros países só se iniciaria décadas depois.
Imagens dos selos utilizados:
Bandeira do Canadá: https://i.colnect.net/b/7403/989/Inauguration-of-National-Flag.jpg
Castor: https://i.colnect.net/b/7446/130/North-American-Beaver-Castor-canadensis---laid-paper.jpg
Príncipe Albert: https://i.colnect.net/b/7446/139/Prince-Albert---laid-paper-slate-violet.jpg
Rainha Victória: https://i.colnect.net/b/7446/142/Queen-Victoria-1819-1901---laid-paper.jpg
Nova Escócia: https://i.colnect.net/b/936/121/Crown-and-flowers-emblematic.jpg
Jacques Cartier: https://i.colnect.net/b/7446/389/Jacques-Cartier.jpg
Selo Fiscal: https://i.colnect.net/b/21436/564/Queen-Victoria-1819-1901.jpg
Grandes Rainhas: https://i.colnect.net/b/7492/900/Queen-Victoria-1819-1901---dark-brown.jpg
Pequenas Rainhas: https://i.colnect.net/b/7509/191/Queen-Victoria-1819-1901.jpg
Selo Telegráfico: https://i.colnect.net/b/19045/994/Map-of-North-America---Frank---dated-1887.jpg
60 anos da Coroação da rainha Victória: https://i.colnect.net/b/7526/801/Queen-Victoria-1819-1901.jpg
Selos de Guerra: https://i.colnect.net/b/7899/606/King-George-V-Overprinted-WAR-TAX.jpg
Serviço Oficial: https://i.colnect.net/b/19719/919/King-George-V.jpg
Selo Aéreo: https://i.colnect.net/b/6312/082/Special-Air-Service-Sioux-Lookout-and-Red-Lake-District.jpg
Selo de Natal: https://i.colnect.net/b/8868/207/Map-of-the-British-Empire-in-1898.jpg
Fontes de pesquisa:
https://blog.arpinphilately.com/stamp-perfins-what-exactly-are-they/
https://brasilescola.uol.com.br/historia-da-america/historia-canada
https://canadianphilately.blogspot.com/2015/10/the-federal-bill-stamps-1864-1890s.html
https://dcstamps.com/nova-scotia/
https://en.wikipedia.org/wiki/Canadian_Pacific_Railway
https://en.wikipedia.org/wiki/Jacques_Cartier
https://en.wikipedia.org/wiki/Postage_stamps_and_postal_history_of_Canada
https://pt.wikipedia.org/wiki/História_do_Canadá
https://selosdobrasilfilatelia.blogspot.com/2020/12/a-historia-dos-selos-de-natal-parte-1.html
https://upu.int/en/Universal-Postal-Union/About-UPU/Member-Countries?csid=-1&cid=11#mb--1