Os Selos nos Levam ao Longe – Uma Viagem pelo Mundo contando a História da Filatelia
Pesquisador e Organizador: Luiz Gonzaga Amaral Júnior (e-mail: cfcandides@gmail.com)
Publicado originalmente no FILACAP Online 249 – Novembro 2023
Quem nunca pensou um dia em ser um detetive? Usar uma lupa e observar aqueles detalhes intrigantes que passam despercebidos para a maioria.
Os selos são pequenos mundos para descobertas, pois através deste instrumento e do olhar atencioso pode se aprender com eles grandes histórias.
Por falar em história, vamos viajar hoje pra aprender mais sobre a da filatelia em Cuba, seguindo assim o roteiro pela América Central. Vamos embarcar nessa?
Cuba
Centenário da Bandeira Cubana. Emissão postal de 03 de julho de 1951
Cuba é um país que era habitado pelos tainos, grupo da tribo dos aruaques, antes da chegada dos europeus. O primeiro navegador europeu a desembarcar na região foi o genovês Cristóvão Colombo em 24 de outubro de 1492. Já a colonização do território se iniciou em 1509, depois da chegada do navegador espanhol Sebastián de Ocampo.
Cuba foi colônia da Espanha até 10 de dezembro de 1898, quando os europeus deixaram o território por decisão oriunda do Tratado de Paris.
Depois disso os Estados Unidos ocuparam a ilha, situação que perdurou até 20 de maio de 1902, quando foi efetivamente criada a República de Cuba.
História Postal
O serviço postal em Cuba remete ao período da descoberta e início da colonização, mas com poucas informações disponíveis para pesquisa.
Já o serviço postal de forma oficial teve início em 26 de agosto de 1754, quando por Decreto Real foi autorizada a criação do serviço postal na colônia, com o primeiro Regulamento Geral sendo promulgado em 09 de dezembro de 1755 e feita a instituição de um serviço mensal de entrega de correspondências entre Havana e Santiago de Cuba.
Em 06 de agosto de 1764, a Coroa espanhola autorizou a criação de um serviço de correio marítimo entre as cidades de Corunha e Havana e depois até as cidades de Santander e Cádiz.
Entre 1828 e 1851 funcionou um serviço privado de correio na ilha, conhecido como “Correios Marítimos”, criado por conta das guerras entre Espanha e Inglaterra e a Revolução de 1826 que obrigou a Coroa a centralizar o serviço postal no Império. Depois disso os Correios passaram a ser de responsabilidade da administração local.
E em 19 de novembro de 1855 foi criado um serviço postal com caixas de correio e o uso de carteiros na capital cubana.
Emissões Postais
Os primeiros selos postais utilizados em Cuba foram emitidos em 24 de abril de 1855.
Os quatro selos produzidos trazem a efígie da governante espanhola, a rainha Isabel II, virada para o lado direito.
O interessante destes selos é que eles não trazem o nome do território; isto porque foram produzidos para uso das Índias Ocidentais Espanholas, nome pelo qual era conhecido o agrupamento de colônias da coroa nas Antilhas. Os selos foram utilizados também em Porto Rico.
Eles passariam a ter picotes somente a partir de janeiro de 1867, quando foram emitidos outros quatro selos postais, contando novamente com a efígie da soberana, mas desta vez olhando para o lado contrário.
As emissões das Índias Ocidentais Espanholas (que continuou existindo como conjunto até 1898) foram utilizadas no território até 1871, quando foi lançada outra série de quatro selos, mas apresentando desta vez a legenda “ULTRAMAR” e a alegoria da deusa grega Atena, pois a rainha Isabel II havia abdicado ao trono em 1868.
Antes disso, ainda em 1868, foram lançados os primeiros selos para uso no Serviço Telegráfico, que traziam a imagem da soberana e a legenda “Cuba. Telegs.”.
1868 também foi o ano em que foram lançados os primeiros selos fiscais, que traziam o brasão de armas da Espanha.
Os primeiros selos separados do território produzidos para fins comuns foram lançados em 1° de fevereiro de 1873, trazendo a legenda “ULTRAMAR”, mas com a efígie do rei Amadeu I, que por coincidência viria a abdicar dez dias depois.
A legenda “CUBA” nos selos postais comuns apareceu a partir de 1877, em uma série de selos com a efígie do soberano Alfonso XII.
Cuba, como colônia, filiou-se à União Postal Universal – UPU em 1° de maio de 1877.
Em 1888 foram emitidos os primeiros selos para porteamento de jornais, trazendo a legenda “CUBA – IMPRESOS” e a imagem do soberano.
Já em 19 de dezembro de 1898, poucos dias depois do território romper seus laços com a Espanha, apareceram as primeiras emissões representativas do domínio estadunidense.
Entretanto, os selos não traziam uma identificação direta com os Estados Unidos. Foram utilizados exemplares do mesmo ano com a efígie do soberano Alfonso XIII, com a aplicação da sobrecarga “HABILITADO” e variação da sobrecarga de valor de 1, 2, 3 e 5 cents. As emissões ficaram conhecidas como “Puerto Príncipe”, em homenagem à cidade onde foram impressos os selos e que hoje é chamada de “Camagüey”.
O primeiro selo do país independente foi lançado em 30 de setembro de 1902, quando foi feita a aplicação da sobrecarga na cor vermelha “UN CENTAVO – HABILITADO – OCTUBRE 1902” sobre emissão de 1° de setembro de 1899.
A filiação do território independente à UPU ocorreu em 04 de outubro do mesmo ano.
Em 24 de fevereiro de 1914 foi lançado o primeiro selo para utilização no serviço de Correio Aéreo, com a legenda “Entrega Imediata” na parte inferior do selo.
No mesmo dia foi emitido o primeiro selo comemorativo, celebrando o Centenário de Nascimento da poetisa “Gertrudis Gomez de Avellaneda”.
E, concluindo este artigo, trazemos como curiosidade a história da sucessão de um reinado contada através dos selos postais; no caso, do rei espanhol Alfonso XII para seu filho Alfonso XIII.
O rei Alfonso XII, nascido em 28 de novembro de 1857 e cujo reinado se iniciou em 29 de dezembro de 1874, figurou nos selos postais cubanos no período de 1876 a 1888. Entretanto, o mesmo havia falecido em 25 de novembro de 1885.
Seu filho, Alfonso XIII, nasceu em 17 de maio de 1886, sendo monarca já a partir deste momento, com sua mãe, Maria Cristina da Áustria, como regente.
O novo monarca passou a figurar nos selos postais cubanos a partir de 1888, sendo utilizada como efígie o retrato do bebê com a linha do cabelo recuada, imagem que ganhou o apelido de “el pelón” (careca). Os selos traziam a legenda “Isla de Cuba”.
Somente em 1898 alterou-se o desenho dos selos, passando a ser utilizada como efígie nas emissões a imagem do rei com os cabelos desgrenhados.
Alfonso XIII não apareceu mais nos selos postais cubanos com mudanças na efígie tendo em vista que no mesmo ano a ilha passaria a ser de domínio estadunidense para sua posterior condição republicana em 1902.
Já Alfonso XIII assumiria plenos poderes como regente espanhol em 1902, no seu aniversário de 16 anos, tendo reinado até 14 de abril de 1931, quando foi proclamada a Segunda República Espanhola.
Imagens dos selos utilizados:
Bandeira de Cuba: https://i.colnect.net/b/2652/933/Lighthouse-and-country-s-flag.jpg
Rainha Isabel II sem picote: https://i.colnect.net/b/4137/606/Queen-Isabella-II.jpg
Rainha Isabel II com picote: https://i.colnect.net/b/2818/891/Queen-Isabella-II.jpg
Alegoria deusa Atena: https://i.colnect.net/b/4151/388/Espana-allegory.jpg
Serviço Telegráfico: https://i.colnect.net/b/209/200/Queen-Isabella-II.jpg
Selo Fiscal: https://i.colnect.net/b/8245/965/Coat-of-Arms.jpg
Rei Amadeu I: https://i.colnect.net/b/8780/374/King-Amadeo-I-of-Spain-1845-1890.jpg
Alfonso XII: https://i.colnect.net/b/7498/783/King-Alfonso-XII.jpg
Porteamento de Jornais: https://i.colnect.net/b/209/126/King-Alfonso-XII.jpg
Puerto Príncipe: https://i.colnect.net/b/4400/687/King-Alfonso-XIII-Habilitado-surcharge.jpg
Emissão Independência: https://i.colnect.net/b/3549/209/Habilitado-Octubre-1902.jpg
Correio Aéreo: https://i.colnect.net/b/2169/203/Airplane-Morane.jpg
Gertrudis Gomez de Avellaneda: https://i.colnect.net/b/1435/152/Gertrudis-G%C3%B3mez-de-Avellaneda.jpg
Rei Alfonso XIII bebê: https://i.colnect.net/b/2749/742/King-Alfonso-XIII.jpg
Rei Alfonso XIII jovem: https://i.colnect.net/b/1309/498/Alfonzo-XIII.jpg
Fontes de pesquisa:
https://britannica.com/event/Cuban-Independence-Movement
https://correos.cu/breve-historia-del-correo-cubano/
https://en.wikipedia.org/wiki/Alfonso_XII
https://en.wikipedia.org/wiki/Alfonso_XIII
https://en.wikipedia.org/wiki/Isabella_II_of_Spain
https://en.wikipedia.org/wiki/Sebastián_de_Ocampo
https://en.wikipedia.org/wiki/Spanish_West_Indies
https://infoescola.com/geografia/cuba
https://pt.wikipedia.org/wiki/Amadeu_I_de_Espanha
https://pt.wikipedia.org/wiki/História_de_Cuba
https://upu.int/en/Universal-Postal-Union/About-UPU/Member-Countries?csid=-1&cid=85#mb--1