Os Selos nos Levam ao Longe – Uma Viagem pelo Mundo contando a História da Filatelia
Pesquisador e Organizador: Luiz Gonzaga Amaral Júnior (e-mail: cfcandides@gmail.com)
Publicado originalmente no FILACAP Online 237 – Novembro 2022
Os selos nos encantam. Cada detalhe, cada história descrita em suas imagens nos permite fazer grandes viagens com o olhar e a mente.
E hoje vamos pegar esse passaporte filatélico e conhecer um pouco mais da história da filatelia na Guiana. Que tal seguirmos nessa?
Guiana
60° Aniversário do Presidente Forbes Burnham – Bandeira e Mapa. Emissão de 19 de fevereiro de 1983
A Guiana, também conhecida como Guiana Inglesa ou Britânica, é um país que foi habitado inicialmente pelos povos arauaques, caraíbas e uaraus. O primeiro europeu que chegou às terras foi o navegador italiano Cristóvão Colombo em 1498. Entretanto, a colonização da região teve início apenas em 1621 pelos holandeses da Companhia das Índias Ocidentais.
O território foi disputado também pelos franceses e em 1814 passou a ser de domínio inglês, tendo alcançado uma pequena autonomia somente a partir de 1953, quando teve direito a eleger um primeiro-ministro.
Em 26 de maio de 1966 foi proclamada a independência do país, que passou a fazer parte da Comunidade Britânica, composta pelo Reino Unido e suas ex-colônias. Em 1970 o país adotou o nome de República Cooperativa da Guiana.
História Postal
As primeiras atividades postais na região, ainda de forma precária, eram feitas com o envio de correspondências privadas e oficiais ao governador, que as direcionava posteriormente ao comandante da Companhia das Índias Ocidentais para só depois serem liberadas para entrega, onde ao final era cobrada a taxa de “um florim” do destinatário.
Em 1782 surgiu o primeiro modelo oficial de Serviço Postal, introduzido pelos franceses na região de Demerara, serviço extinto em 1784 pelos holandeses, com as correspondências passando a ser entregues pelo Escritório do Governo até 1793.
Depois disso, foi criada a primeira estação de correios, que funcionou até 1795. No ano seguinte, em 11 de junho, foi definido pelo Tribunal de Justiça do território a criação de uma nova estação em Stabroeck, distrito de Demerara, com o serviço de correio funcionando como uma instituição governamental.
Em 1804, já sob o início do controle britânico, o serviço passou a ser feito por autoridades de Londres, com as correspondências para o exterior seguindo por pacotes para Barbados e as cartas locais para prosseguimento pelas regiões de Demerara e Berbice.
Já em 03 de janeiro de 1842 entrou em funcionamento o primeiro de quatorze “navios de correio” para envio de correspondências ao exterior.
Emissões Postais
Os primeiros selos postais do país, conhecidos como “Cotton Reel”, entraram em circulação em 1° de julho de 1850, tendo sido produzidos pelo escritório da gráfica da Royal Gazette em formato circular com a inscrição “British Guyana” e impressos em vários papéis de cores diferentes.
Em 1° de janeiro de 1852 foram produzidos pela empresa britânica Waterlow and Sons Limited (que seria inicialmente a responsável pela emissão do primeiro selo do país) dois selos retangulares nos valores de 1 e 4 centavos que traziam um veleiro, a mesma inscrição do selo anterior e a expressão latina “Damus Patimus que Vicissim” (“Pedimos licença e a damos também”), frase cunhada pelo poeta romano Horácio que transmite a ideia de “tolerância nas relações” e que estaria presente nas emissões seguintes do país.
No ano seguinte a mesma empresa produziu uma nova série de selos, novamente com a imagem de um veleiro e que trazia uma bela moldura.
Em fevereiro de 1856 foi emitida uma série local de três selos, impressa pelos Srs. Baum e Dallas, onde o valor de 1 centavo, na cor magenta, era destinado para uso em jornais locais; já outros dois selos nos valores de 4 centavos (de cores magenta e azul) eram para fins postais, com os três selos trazendo a imagem de um navio e o autógrafo de um funcionário dos correios, a fim de evitar fraudes.
Entretanto, um selo sujo, na cor magenta, com a rubrica EDW (funcionário E. D. Wight) e que fora cortado à tesoura de forma octogonal, foi encontrado em 1873 pelo colecionador L. Vernon Vaughan. O selo, que passou por várias mãos durante os anos, é o único exemplar remanescente no valor de 1 centavo e atualmente é o selo mais caro do mundo.
Voltando à linha do tempo, em agosto de 1862 foram impressos selos provisionais nos valores de 1, 2 e 4 centavos pela Royal Gazette, com uma moldura diferente e sem imagem no fundo, para os quais foram utilizados papéis de diversas cores.
Em 1878 apareceram os primeiros selos para o “Serviço Oficial”, com a aplicação da sobrecarga “OFFICIAL” sobre selos emitidos pela empresa britânica De La Rue & Company Limited.
Já em agosto de 1889 foram emitidos os primeiros selos fiscais, que traziam a sobrecarga “INLAND REVENUE” (Receita Interna).
Em 18 de julho de 1898 surgiram os primeiros selos comemorativos, que traziam a imagem do Monte Roraima e da Cachoeira do Velho e homenageavam os 60 anos do reinado da rainha Victória.
Depois disso, em 1913, vieram os primeiros selos do país a trazerem a imagem de uma pessoa, através de uma série de selos fiscais com a efígie do rei Jorge V.
Em 26 de maio de 1966, para celebrar a independência do país, foram emitidas duas séries de selos: uma com a aplicação da sobrecarga “GUYANA INDEPENDENCE 1966” sobre emissões anteriores (mais de 20 selos diferentes utilizados) e uma de quatro selos que traziam a bandeira e o brasão de armas do país.
O país se filiou à UPU – União Postal Universal em 22 de março de 1967.
Em 1° de julho de 1981 apareceram os primeiros selos para o “Serviço Aéreo”, com a aplicação da sobrecarga “AIR” sobre selos de uma série de 1968 sobre a “Vida Selvagem”.
E a curiosidade das emissões da Guiana é que uma delas foi “homenageada” no primeiro episódio do seriado mexicano “Chapolin” transmitido pela emissora Sistema Brasileiro de Televisão – SBT.
Em 20 de agosto de 1984 às 18 h, durante o programa “TV POWWW!”, apresentado por Paulo Barboza, foi ao ar o episódio “Aristocratas Vemos, Gatunos Não Sabemos” (produzido originalmente em 1978), onde o “Conde Terra-Nova”, interpretado por Ramón Valdés, era um conde cleptomaníaco, roubando vários objetos de um colecionador de selos, interpretado por Carlos Villagrán, dentre eles um “selo de dois centavos da Guiana Inglesa”, que era um dos selos mais valiosos da coleção.
Entretanto esta homenagem foi uma referência sobre o selo “Magenta” de “1 centavo”, hoje o selo mais caro do mundo.
Imagens dos selos utilizados:
Bandeira Guiana: https://i.colnect.net/b/7874/467/Flag-and-Map-of-Guyana.jpg
Cotton Reel: https://i.colnect.net/b/8199/784/Name-and-Denomination.jpg
Veleiro Vermelho: https://i.colnect.net/b/1707/633/Ship-Motto-of-Colony.jpg
Veleiro Azul: https://i.colnect.net/b/3038/880/Ship-Motto-of-Colony.jpg
Veleiro com nova moldura: https://i.colnect.net/b/1707/655/Sailingboat.jpg
Azul 4 centavos: https://i.colnect.net/b/8199/062/Signature-and-Ship.jpg
Magenta 1 centavo: https://i.colnect.net/b/2342/361/Signature-and-Ship.jpg
Selo Provisional: https://i.colnect.net/b/3038/976/Issues-of-1862.jpg
Serviço Oficial: https://i.colnect.net/b/4806/697/Frigate--Sandbach-.jpg
Selo Fiscal: https://i.colnect.net/b/2705/671/Inland-Revenue-Overprint.jpg
Monte Roraima: https://i.colnect.net/b/8513/460/Mount-Roraima.jpg
Rei Jorge V: https://i.colnect.net/b/1541/360/Issues-of-1913-1916.jpg
Independência Sobrecarga: https://i.colnect.net/b/3703/475/White-throated-Toucan-Ramphastos-tucanus.jpg
Brasão de Armas: https://i.colnect.net/b/3792/700/Independency.jpg
Serviço Aéreo: https://i.colnect.net/b/4734/748/110-AIR-on-1c-Sunfish.jpg
Fontes de pesquisa:
https://brasilescola.uol.com.br/geografia/guiana.htm
https://brasilescola.uol.com.br/historia-da-america/historia-guiana.htm
https://chaves.fandom.com/pt-br/wiki/El_Chapulín_Colorado
https://dicionariodelatim.com.br/veniam-petimus-damusque-vicissim/
https://infoescola.com/geografia/guiana/
https://landofsixpeoples.com/news022/ns207257.htm
https://monolitonimbus.com.br/o-selo-mais-raro-do-mundo/
https://museumofphilately.com/collection/34
https://pt.wikipedia.org/wiki/Guiana
https://rpsl.org.uk/rpsl/Displays/Handouts/DISP_20151015_001.pdf
https://upu.int/en/Universal-Postal-Union/About-UPU/Member-Countries?csid=-1&cid=140#mb--1