Os Selos nos Levam ao Longe – Uma Viagem pelo Mundo contando a História da Filatelia - República Dominicana


Os Selos nos Levam ao Longe – Uma Viagem pelo Mundo contando a História da Filatelia

 

Pesquisador e Organizador: Luiz Gonzaga Amaral Júnior (e-mail: cfcandides@gmail.com)

Publicado originalmente no FILACAP Online 251 – Janeiro 2024

 

As miniaturas – sejam aquelas de carros, personagens da televisão ou dos filmes e até mesmo as maquetes de cidades – nos fascinam por sua riqueza de detalhes.

Pois é. E os selos postais também são assim: imagens em pequenos pedaços de papel que nos fazem conhecer de forma incrível a fauna e flora de um país, suas personalidades importantes e, principalmente, a sua história.

E seguindo nossa viagem mensal, o destino de hoje é a história da filatelia na República Dominicana, continuando assim a jornada pela América Central. Bora embarcar nessa?

República Dominicana

Bandeira da República Dominicana – Turismo: Visite a República Dominicana (faz parte de uma minifolha com 12 selos). Emissão postal de 23 de maio de 2013

 

República Dominicana é um país que era habitado pelos índios tainos e caraíbas antes da chegada dos europeus. O primeiro navegador europeu a desembarcar na região foi o genovês Cristóvão Colombo em 05 de dezembro de 1492.

Quatro anos depois os espanhóis instalaram as primeiras colônias na região que hoje é a capital, São Domingos. Já no século seguinte iniciou-se uma disputa pelo território da Hispaniola (nome que os espanhóis deram para a ilha) com os franceses, em uma guerra que durou entre 1688 e 1697, com um tratado dividindo a ilha pela metade entre os dois povos europeus, com os franceses ficando com a parte leste da ilha.

Em 1821 o território se tornou independente da Espanha; entretanto, foi invadido pelo Haiti no ano seguinte, com o domínio perdurando até 27 de fevereiro de 1844, quando o país se tornou independente.

Já entre 1861 e 1864 os espanhóis voltaram a ter o controle da ilha, sendo que só em 1865 a República Dominicana retomou sua autonomia.

História Postal

As primeiras referências sobre a história do serviço postal na República Dominicana vem de setembro de 1493, quando se iniciou a fundação de La Isabela, cidade ao norte da ilha e que em 1494 seria a primeira fundada no Novo Mundo pelos espanhóis (seu nome é uma homenagem à soberana espanhola da época).

Lá Colombo escreveu um extenso memorial para os monarcas contando sobre os percalços da viagem e as informações sobre ilha, correspondência essa que foi entregue a Dom Antonio Torres, Capitão do navio “Marigalante”, responsável por levá-la para a Espanha.

Já os apontamentos seguintes sobre o serviço postal na ilha vem de 1764, quando a Coroa Espanhola autorizou a criação dos Correios Marítimos, com o serviço sendo feito entre as cidades de Corunha e Havana; com isso, a Administração Postal da República Dominicana era dependente de Cuba e coordenada na ilha por Don Juan Tomati.

O serviço dos correios na ilha entretanto era muito deficiente; tanto que em 22 de julho de 1812 Dom José Nunez de Cáceres, Governo da Colônia, fez recomendações para que houvesse uma melhoria do serviço prestado à população.

Entre 1826, durante a invasão haitiana, o governo do país vizinho instituiu o Correio Geral na capital Porto Príncipe e as sedes dos Correios Principais em Santo Domingo e nas comunas haitianas de Les Cayes e Cabo Haitiano, situação que perdurou até 1844.

Em 20 de setembro de 1851, pelo Decreto nº 250, foi criada a Administração Geral dos Correios na capital dominicana, com as suas sucursais nas capitais das províncias de Azua, Santiago, La Vega e El Seibo.

Emissões Postais

Os primeiros selos postais foram utilizados na República Dominicana entre 1861 e 1864, durante o retorno do controle da ilha pela Espanha.

Eram selos que haviam sido produzidos para circulação em Cuba e Porto Rico.

Já os primeiros selos próprios foram emitidos em 19 de outubro de 1865, a partir do decreto 878 de 20 de setembro do mesmo ano.

Foram emitidas oito mil unidades em “papel rosa” no valor de “meio real” e seis mil em “papel verde” de “um real”, que traziam o brasão do país sem sua legenda superior, com o valor por extenso no lado esquerdo e a palavra “CORREOS” na direita.

No mesmo ano foram produzidos novos exemplares, desta vez na cor verde para “meio real” e na cor amarela para “um real”, com a diferença também na disposição do valor por extenso no lado esquerdo e a margem “dentada” ao invés das linhas da emissão anterior.

Já no ano seguinte ocorreram mudanças no design e também no formato dos selos. Foi mantida a utilização do brasão de armas, mas desta vez em sua forma original, com a legenda “Dios, patria, libertad” (“Deus, pátria e liberdade”).

O selo foi impresso no formato retangular, com as legendas “CORREOS” e o valor por extenso passando a estar nas partes superior e inferior do selo, respectivamente.

Foram utilizadas também novas cores, como no caso deste selo acima de 1867 na cor azul para o valor de “um real”.

Os primeiros selos denteados foram lançados em julho de 1879, com o nome do país figurando acima do brasão e a inscrição patriótica indo para a parte inferior, com os valores em formato numérico nas laterais.

Já em 1° de outubro de 1880 o país se filiou à União Postal Universal – UPU.

Os primeiros selos com sobrecarga foram produzidos em janeiro de 1883. Devido à mudança da moeda de “Pesos” para “Francos Dominicanos”, foi aplicado o carimbo com novos valores por extenso em “céntimos” sobre selos de 1880 onde as frações da moeda eram expressas em “centavos”. Os selos traziam uma novidade: a moldura redonda com o nome do país envolvendo o brasão.

Em 1884 foram lançados os primeiros selos fiscais do país.

Em 1° de janeiro de 1887 foram emitidos os primeiros selos para o Serviço Telegráfico.

Os selos traziam a legenda “Compagnie des Telegraphes de la Republique Dominicaine” (Companhia do Telégrafos da República Dominicana em francês, visto que se tratava de um serviço privado), trazendo no centro um “quadrado branco” com o valor em numeral e fração monetária “peseta” abreviada.

Em 27 de fevereiro de 1899 foi emitida a primeira série de selos comemorativos do país (quebrando assim a sequência de emissões com o brasão de armas). Conhecida como “Mausoléu de Colombo”, o conjunto de oito selos tem esse nome porque no mesmo ano o túmulo do descobridor do território passou a estar localizado na Catedral de Sevilha, na Espanha.

Os selos apresentam momentos históricos e também monumentos importantes da República Dominicana, tais como a Catedral de Santo Domingo, onde segundo questões históricas o túmulo de Colombo permaneceu por um grande tempo.

Em 25 de fevereiro de 1902 foi lançada uma série de quatro selos para uso no “Serviço Oficial”, que traziam a imagem da Fortaleza de Santo Domingo.

Na mesma data foram lançados os primeiros selos com personalidades, com as efígies de Francisco del Rosario Sanchez, Juan Pablo Duarte e Ramon Matiaz Mella, considerados os “Pais” da república. O selo celebrava os 400 anos da capital do país.

Em 31 de maio de 1928 foi emitido o primeiro selo para uso no serviço de “Correio Aéreo”, que trazia um avião na parte superior e em destaque o mapa do território.

E pra fechar, temos uma curiosidade relativa à educação, sendo mais diretamente ao início do ensino superior nas Américas.

Trata-se da Universidade de Santo Domingo (Universidade Santo Tomás de Aquino), que em 1938 foi homenageada com um conjunto de quatro selos postais. A instituição teve como origem um seminário dominicano estabelecido em 1518, que foi elevado à categoria de “universidade” de forma extraoficial pela Bula Papal “In Apostolatus Culmine”, editada pelo Papa Paulo III em 28 de outubro de 1538. Sua oficialização por decreto real ocorreu somente em 1558.

400 Anos da Universidade de Santo Domingo – Emissão postal de 28 de outubro de 1938

 

A instituição foi fechada em 1801 pelos franceses, reaberta em 1815 e novamente fechada em 1822 devido à invasão haitiana, quando o corpo estudantil integral foi ordenado ao serviço militar.

Em 1866, por ordem do governo, foi criado um Instituto Profissional para substituir a universidade, renomeado em 16 de novembro de 1914 foi renomeado Universidade Autônoma de Santo Domingo, contando atualmente com oito faculdades: Humanidades, Artes, Direito e Ciências Políticas, Ciências da Saúde, Economia e Ciências Sociais, Ciências, Engenharia e Arquitetura e Ciências Agrárias.

Imagens dos selos utilizados:

Bandeira da República Dominicana: https://i.colnect.net/b/2920/185/National-Flag.jpg

Medio real rosa: https://i.colnect.net/b/3160/206/Coat-of-arms.jpg

Un real verde: https://i.colnect.net/b/3029/335/Coat-of-arms.jpg

Un real amarelo: https://i.colnect.net/b/3029/339/Coat-of-arms.jpg

Un real azul: https://i.colnect.net/b/19634/711/Coat-of-Arms--blue.jpg

Medio real dentado: https://i.colnect.net/b/3029/485/Coat-of-arms.jpg

Sobrecarga “dez céntimos”: https://i.colnect.net/b/4509/426/Coat-of-arms-surcharged-10c-on-2c.jpg

Selo fiscal:

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/9/9d/Dominican_Republic_1884_F20.jpg/91px-Dominican_Republic_1884_F20.jpg

Selo telegráfico: https://i.colnect.net/b/8916/088/Numeral.jpg

Catedral de Santo Domingo: https://i.colnect.net/b/7438/558/Santo-Domingo-Cathedral.jpg

Serviço Oficial: https://i.colnect.net/b/8509/212/Stronghold.jpg

Francisco del Rosario Sanchez: https://i.colnect.net/b/3031/758/Francisco-del-Rosario-Sanchez-1817-1865.jpg

Correio Aéreo: https://i.colnect.net/b/6616/131/Map-of-the-Island.jpg

Universidade de Santo Domingo: https://i.colnect.net/b/3036/973/Santo-Domingo-University.jpg

Fontes de pesquisa:

https://brasilescola.uol.com.br/geografia/republica-dominicana.htm

https://catalogo.academiadominicanahistoria.org.do/cgi-bin/koha/opac-search.pl?idx=&q=Correo&weight_search=1

https://colnect.com/pt

https://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Revenue_stamps_of_the_Dominican_Republic

https://dominicanaenmiami.com/?p=3411

https://en.wikipedia.org/wiki/Universidad_Autónoma_de_Santo_Domingo

https://en.wikipedia.org/wiki/Universidad_Santo_Tomás_de_Aquino

https://es.wikipedia.org/wiki/Tumba_de_Cristóbal_Colón

https://map.gob.do/COEDOM/Home/Details/179?Ruta=2

http://philatelicdatabase.com/topicals-thematics/stamps-of-the-dominican-republic-air-issue-1928/

https://postalmuseum.si.edu/exhibition/international-philately-americas-caribbean/dominican-republic

https://pt.wikipedia.org/wiki/República_Dominicana

https://pt.wikipedia.org/wiki/Villa_Isabela

https://stampworld.com/

https://touchstamps.com/Issue/Details/320711/compagnie-des-telegraphes-de-la-republique-dominicaine

https://upu.int/en/Universal-Postal-Union/About-UPU/Member-Countries?csid=-1&cid=99#mb--1

Artigos:

ALFAU, Enrique J. Sucinto Estudio del Correo em Santo Domingo. Santo Domingo: Academia Dominicana de História, janeiro-dezembro. 1982, pág 56-68. Acessado em 09 de janeiro de 2024.

TRONCOSO DE LA CONCHA, Manuel de Jesús. Bosquejo Histórico del Correo em Santo Domingo. Santo Domingo: Academia Dominicana de História, maio-agosto. 1952, pág 61-3. Acessado em 09 de janeiro de 2024.

Formas de Pagamento