Os Selos nos Levam ao Longe – Uma Viagem pelo Mundo contando a História da Filatelia
Pesquisador e Organizador: Luiz Gonzaga Amaral Júnior (e-mail: cfcandides@gmail.com)
Publicado originalmente no FILACAP Online 263 – Janeiro 2025
Os selos não são apenas pequenos pedaços de papel.
Para quem sabe observar seus detalhes, eles se tornam grandes portas que se abrem para um mundo de conhecimento e cultura, possibilitando assim uma bela viagem pela cultura e história de vários países.
E a viagem de hoje nos leva ao Togo, apresentando um pouco sobre a história da filatelia deste país. Vamos nessa?
Togo
3° Aniversário da Independência de Togo – Bandeira do País e Porto de Lomé. Emissão postal de 27 de abril de 1963
Togo é um país que foi ocupado inicialmente por povos como o ewe, que vieram do vale do rio Níger entre o século XII e XIV.
Cerca de cem anos depois o território foi visitado pelos portugueses. Nos dois séculos seguintes o litoral passou a ser um centro comercial para os europeus.
Já em 1884, através de um tratado assinado na cidade de Togoville (origem do nome do país), um trecho da costa e, posteriormente, o interior, se tornou um protetorado alemão, que recebeu o nome de Togoland.
Em 1914, durante a Primeira Guerra, Togoland foi invadida por tropas britânicas e francesas, com a região tornando-se “mandato da Liga das Nações”, sendo controlada por Reino Unido e França; após o fim do conflito, passou a ser “território sob tutela da ONU”, mas com a administração dos dois europeus mantida.
Em 1955 a parte francesa se tornou uma república autônoma da União Francesa; já a parte britânica optou, por plebiscito, aderir à Costa do Ouro, se tornando parte de Gana.
Sua independência da França foi alcançada em 27 de abril de 1960.
História Postal
A história postal de Togo teve início por volta de 1880, quando mercadores alemães passaram a operar em cidades costeiras, utilizando barcos de correio alemães da África Ocidental, com as encomendas sendo entregues na Alemanha via Hamburgo.
Já em 1888 foram organizados os correios de Togoland, com selos postais alemães não-sobrepostos sendo usados na cidade de Klein-Popo (atual Anejo) a partir de 1° de março e em Lomé dois anos depois.
Emissões Postais
Os primeiros selos postais do território foram lançados em 1° de junho de 1897.
Foram aproveitados selos de uma série do Império Alemão de 1889, desenhados por Heinrich G. Schilling, com a inserção da sobrecarga “Togo”.
Já em 1° de novembro de 1900 foi lançada uma série de selos definitivos chamada de “SMY Hohenzollern Yacht” ou “navio do Kaiser” (Kaiser era o título usado para o “imperador do Império Alemão” e o navio pertencia a Guilherme II, o governante da época). A série de dez selos traz a legenda “Togo” na parte superior, sendo lançados selos quadrados e retangulares.
Em agosto de 1909 foi feito um novo lançamento destes selos, mas com a aplicação de uma “marca d’água” no padrão de “pastilhas em forma de diamante”.
Os selos foram emitidos nesse padrão até 1919 (cinco anos depois da invasão das tropas britânica e francesa).
E falando a partir de agora sobre a invasão das tropas, em 17 de setembro as forças de ocupação britânicas utilizaram selos de Togo de 1900 e aplicaram sobre eles a sobrecarga “Togo Anglo-French Occupation” (Ocupação Anglo-Francesa no Togo).
Já em outubro foi a vez das tropas francesas, que utilizaram os mesmos selos de base, mas com a inserção da sobrecarga “Togo Occupation franco-anglaise” (Ocupação franco-inglesa no Togo).
Outra forma de aproveitamento de selos com a aplicação de sobrecarga foi feita em 10 de maio de 1915, quando foi utilizado na zona britânica de Togo (parte oeste do território) selos de 1913 de “Gold Coast” (costa oeste do Golfo da Guiné (na época colonizado pelos britânicos), que hoje pertence à Gana, mas que na época fazia fronteira com a zona britânica), com a efígie do rei George V e a sobrecarga “Togo Anglo-French Occupation”.
Já na zona francesa (parte leste) optou-se em 1916 pelo uso de selos de 1913 de “Dahomey” (reino da África Ocidental (e colônia francesa), localizado atualmente no Benin, e que fazia fronteira com esta parte de Togo), com a sobrecarga “Togo Occupation Franco-anglaise”.
Em 1922 a Liga das Nações decidiu pela divisão do território total em “territórios de Mandato”, que passaram a ser nominados como “Togolândia Britânica” e “Togolândia Francesa”.
Um ano antes, especificamente no dia 15 de julho, a parte francesa aproveitou selos de Dahomey de 1914 da série “Números”, mas utilizando somente a sobrecarga “Togo”, sendo os primeiros selos fiscais do território.
Em 26 de dezembro de 1924 foi produzida uma série de selos na temática “Le Cacaoyer” (O Cacaueiro), trazendo na parte superior a legenda “Republique Francaise” com “Togo” no meio.
Já em 13 de abril de 1931 foi lançada a primeira série de selos comemorativos de Togo, sendo quatro selos que homenageavam a Exposição Colonial Internacional, que ocorreria em Paris no período de 06 de maio a 15 de novembro do mesmo ano (o exemplar acima traz mulheres representando as diferentes raças e territórios colonizados pela França na época).
Em 08 de fevereiro de 1940 foram lançados os primeiros selos aéreos do território, sendo aproveitados selos aéreos da “África Ocidental” com a legenda “Togo” na parte inferior dos selos.
Seguindo um pouco a história, a Togolândia Francesa se tornou uma república autônoma da França em 1955. Já em 1956 a Togolândia Britânica, que estava usando selos da Costa do Ouro, optou por se fundir com este território que posteriormente se tornaria parte de Gana.
Voltando à Togolândia Francesa, os selos passariam a trazer a legenda “Republique Autonome du Togo” (República Autônoma do Togo) a partir da emissão de 08 de junho de 1957, que trazia a imagem de uma mulher com a bandeira da república.
Em 27 de abril de 1960 foram emitidos os primeiros selos do país independente, como o caso do selo acima, que traz a atual bandeira e o presidente da época, Sylvanus Olympio (que antes tinha sido o primeiro-ministro e depois governou o país de 1958 a 1963).
A filiação do país à União Postal Universal – UPU se deu em 21 de março de 1962.
E como curiosidade final não apresentaremos um selo, e sim uma coincidência interessante relativa aos primeiros selos de Togo.
Isto porque o “SMY Hohenzollern II”, navio que figurou nos selos postais de Togo entre 1900 e 1919 (e com sobrecargas britânica e francesa após 1914), pertenceu ao kaiser Guilherme II até julho de 1914, mesmo ano em que Togo foi invadido pelas duas nações europeias.
Na verdade, pra trazer a história de forma mais completa, o navio foi inaugurado em 27 de junho de 1892 e foi o iate imperial e aviso (espécie de barco de despacho) entre 1893 e julho de 1914, sendo usado pelo imperador para suas viagens à Noruega entre 1894 e 1914 (com o governante tendo passado a bordo dele por quase quatro anos no total).
Já em junho de 1914 o navio foi utilizado em uma regata na cidade de Kiel (um dos mais importantes eventos de vela do mundo). No final de julho do mesmo ano, ele foi colocado fora de serviço na mesma cidade, tendo como seu último capitão o contra-almirante alemão Johannes von Karpf.
Em 1918 o navio se tornou propriedade da República de Weimar. Depois disso, o mesmo foi atingido em 27 de fevereiro de 1920, sendo desmontado em 1923 na cidade de Wilhelmshaven.
Ou seja, uma história que cruzou o mar e embarcou em nossa viagem filatélica!
Imagens dos selos utilizados:
Bandeira de Togo: https://i.colnect.net/b/573/184/Lomé-Harbor-and-Togolese-Flag.jpg
Sobrecarga Togo: https://i.colnect.net/b/1473/469/overprint-on-Reichpost.jpg
Navio do Kaiser quadrado: https://i.colnect.net/b/5217/391/SMS-Hohenzollern.jpg
Navio do Kaiser retangular: https://i.colnect.net/b/5217/415/SMS-Hohenzollern.jpg
Navio do Kaiser 1909: https://i.colnect.net/b/6071/588/SMS-Hohenzollern.jpg
Marca d’água: https://i.colnect.net/b/6454/354/SMS-Hohenzollern-back.jpg
Ocupação Anglo-Francesa: https://i.colnect.net/b/6456/907/overprint-on-Ship-SMS--Hohenzollern-.jpg
Ocupação Franco-inglesa: https://i.colnect.net/b/4087/555/overprint-on-Imperial-yacht--Hohenzollern-.jpg
Costa do Ouro: https://i.colnect.net/b/1644/250/Stamp-Gold-Coast-overprinted.jpg
Dahomey: https://i.colnect.net/b/7637/815/Stamp-of-Dahomey-overprinted.jpg
Selo Fiscal: https://i.colnect.net/b/892/464/Ornament.jpg
O Cacaueiro: https://i.colnect.net/b/890/818/Cocoa-Plantation.jpg
Exposição Colonial Internacional: https://i.colnect.net/b/890/850/Women-of-different-nations.jpg
Selo Aéreo: https://i.colnect.net/b/892/445/Airplane-over-coastal-landscape.jpg
República Autônoma: https://i.colnect.net/b/570/193/Togolese-with-New-National-Flag.jpg
Independência de Togo: https://i.colnect.net/b/21051/844/Sylvanus-Olympio-1902-1963-President--national-flag.jpg
Fontes de pesquisa:
https://en.m.wikipedia.org/wiki/SMY_Hohenzollern
https://en.m.wikipedia.org/wiki/Yacht_issue
https://en.wikipedia.org/wiki/Postage_stamps_and_postal_history_of_Togo
https://idaoffice.org/pt/posts/10-interesting-facts-about-togo/
https://infoescola.com/africa/togo/
https://pt.frwiki.wiki/wiki/Exposition_coloniale_internationale
https://pt.wikipedia.org/wiki/Reino_do_Daomé
https://pt.wikipedia.org/wiki/Togo
https://ru.wikipedia.org/wiki/История_почты_и_почтовых_марок_Того
https://stampworldhistory.nl/country-profiles-2/africa/togo/
https://upu.int/en/Universal-Postal-Union/About-UPU/Member-Countries?csid=-1&cid=301#mb--1
https://worthpoint.com/dictionary/p/stamps/-country/erman-togo-stamps