PALAVRAS CRUZADAS E FILATELIA
José Paulo Braida Lopes
Durante o período de confinamento social, imposto pela pandemia provocada pelo COVID 19, muitas pessoas estão procurando ocupar o seu tempo ocioso em casa com as mais variadas atividades. Ler um livro, ver um filme ou série na TV, organizar os seus pertences,....
Os que já têm o hobby do colecionismos estão aproveitando para atualizar, organizar e descobrir itens guardados de suas coleções.
Agora, outras pessoas usam o seu tempo resolvendo as famosas palavras cruzadas e outros passatempos afins.
As palavras cruzadas, tal como as conhecemos atualmente, foram inventadas pelo inglês Arthur Wynne, responsável pela seção de entretenimento do jornal New York World. Incumbido de criar um novo jogo para a edição dominical do jornal, Wynne baseou-se em um brinquedo que conheceu nos seus tempos de criança e que tinha regras semelhantes a um passatempo popular na Roma Antiga. Mas, ao invés de fornecer as palavras que seriam cruzadas, Wynne fornecia dicas para que os leitores descobrissem as palavras que seriam inseridas em um diagrama no formato de um losango. O jogo criado por Wynne foi publicado pela primeira vez em 21 de dezembro de 1913.
|
O jogo se popularizou rapidamente e, uma década depois, já estava em jornais europeus e em todo o continente americano.
Em 22 de abril de 1925 o jornal carioca “A Noite” publicou na sua primeira página uma reportagem sobre “O Moderno Jogo de Paciência que Empolga os Europeus e Yankees” e também a primeira palavra cruzada brasileira.
|
|
A primeira revista brasileira especializada em palavras cruzadas e passatempos foi “A Recreativa”, criada em outubro de 1950. Em 2020 ela completa 70 anos de publicação ininterrupta.
Na filatelia as palavras cruzadas são motivos de emissões de selos.
Em 1987 os Correios dos Estados Unidos da América emitiu uma série de selos comemorativos a “Ocasiões Especiais”. Um dos selos é dedicado aos pais e nele aparece um problema de palavras cruzadas.
Em 1996 a Bélgica emitiu uma série dedicada a “Jogos”. Um dos selos é o jogo de palavras cruzadas.
Os Estados Unidos da América emitiu em 1998 a série de selos “Os Estados Unidos no Século XX” e um dos selos da série destaca a criação das palavras cruzadas em 1913.
Em 2003 os correios da Inglaterra disponibilizou uma folha com 20 selos de “Cartoons” com vinhetas. Nas vinhetas estão desenhados esquemas de 4 palavras cruzadas diferentes. Os conceitos estão na margem inferior da folha.
Em 2013 o Principado de Mônaco emitiu um selo comemorativo do “Centenário da Criação das Palavras Cruzadas”.
A ilha de Nevis emitiu em 2013 uma mini-folha comemorativa do “Centenário da Criação das Palavras Cruzadas”. Os 9 selos da mini-folha formam o esquema da palavra cruzada e na margem estão os conceitos para resolver o problema.
Aproveitemos os dias que estamos respeitando o confinamento social para, entre outras atividades e obrigações, desfrutar de nossas coleções e também ter um tempo para solucionar palavras cruzadas, um passatempo inteligente e que traz cultura.