PARTE II
A primeira grande viagem para o Brasil
O primeiro vôo do gigante Graf Zeppelin tinha a intenção de provar a viabilidade do transporte transatlântico aéreo para passageiros e correspondência. Sua primeira viagem foi um evento grandioso e triangular, pois o vôo de retorno iria passar pelos Estados Unidos da América do Norte (Lakehurst). Existiam planos detalhados de remessa postal em pontos intermediários durante a viagem. A entrega foi feita por cabos nos locais onde não havia mastro de amarração.
Programação: Pousos previstos em Sevilha/Espanha, Rio de Janeiro e Recife/Pernambuco na ida e Recife/PE, Havana/Cuba, Lakehurst/EUA na volta. Dependendo do tempo poderia ser inevitável não pousar em Havana, jogando desta forma a correspondência. Esta perna da viagem foi cancelada e a correspondência foi levada de Lakehurst para Havana com avião de carreira. De Lakehurst o LZ-127 seguiria até Sevilha e finalizaria a viagem em Friedrichshafen.
Pontos de lançamento de correspondência: Porto Praia/ Ilhas de Cabo Verde e Salvador/Bahia.
A correspondência da Alemanha foi conduzida até Friedrichshafen com a tarifa postal em vigor (Correio aéreo normal) com uma indicação no envelope em forma de carimbo com os seguintes dizeres "Anschlussflug zur Südamerikafahrt 1930 des Luftschiffs Graf Zeppelin" em quatro linhas" ou seja "Vôo de ligação para a viagem para a América do Sul 1930 do Dirigível Graf Zeppelin". Apenas cartas simples até 20g e cartões postais eram permitidos.
Carimbos do Vôo de vinda ao Brasil
O vôo: Cada etapa desta aventura teve uma numeração própria, iniciando com G 62 e terminando com G-68.
A seguir o número do vôo, cidade de origem (data)- cidade de destino (data)- tempo de vôo e distância percorrida em km.
Vôo de ida
G-62 Friedrichshafen (18/05/1930) para Sevilha (19/05/1930) – 25h 32 min. – 2612 Km
G-63 Sevilha (20/05/1930) para Recife (22/05/1930) – 61 h 52 min. – 6373 Km
G-64 Recife (24/05/1930) para o Rio de Janeiro (25/05/1930) – 31 h 26 min. – 2404 Km
Vôo de volta
G-65 Rio de Janeiro (25/05/1930) para Recife (26/05/1930) – 24 h 02 min. – 2086 Km
G-66 Recife (28/05/1930) para Lakehurst (31/05/1930) – 69 h 19 min. – 7487 Km
G-67 Lakehurst (03/06/1930) para Sevilha (05/06/1930) – 62 h 51 min. – 6390 Km
G-68 Sevilha (05/06/1930) para Friedrichshafen (06/06/1930) – 24 h 56 min. – 2114 Km
E4673-1930-ENVELOPE RIO DE JANEIRO/USA COM O RARO Z-6
24 de maio de 1930 – Envelope do Rio de Janeiro para Cincinnati, Ohio, Estados Unidos com raro selo Condor sobretaxado "Graf Zeppelin- Rs. 5$000" – Z-6 + 300 réis da Vovó. No verso carimbo de 31/05 de Lakehurst.
E4672-1930-POSTAL ZEPPELIN RECIFE/BERLIN COM O RARO Z-6
28 de maio de 1930 – Postal do Zeppelin para Berlin, Alemanha com raro selo Condor sobretaxado "Graf Zeppelin- Rs. 5$000" – Z-6 + 500 réis da Vovó. No verso carimbo de 6/6 de Friedrichshafen.
Antes destes vôos o LZ-127 já havia realizado 61 vôos experimentais e no G-7 já havia visita em 1928 os Estados Unidos num vôo de 111 horas, sendo que em 1929 ele foi direto de Friedrichshafen para Tóquio num vôo de 101 horas.
OS SELOS
Para o vôo de volta foram fabricados selos especiais na Alemanha e que o governo brasileiro autorizou a sua utilização. Estes selos foram postos à venda nas Agências do Sindicato Condor no Brasil. Foram fornecidos 8 selos com uma imagem do dirigível e dois selos do Sindicato Condor foram utilizados com sobrecarga 5.000 e 10.000 réis (Z-6 e Z-6 a). Além destas 10 unidades existe ainda o famoso e polêmico Paraíba Provisório.
Os selos Z-1 até Z-3 destinados ao envio de correspondência para a Europa.
Os selos Z-7 até Z-9 destinados ao envio de correspondência para os Estados Unidos.
O Z-4, Z-5 e Z-6 para a Europa e os Estados Unidos.
Os selos de 5.000 réis foram utilizados para os cartões postais. Os demais valores foram empregados nas cartas e também nos cartões postais.
Imagem dos selos Zeppelin utilizados na primeira viagem.
OS CARIMBOS
Para este vôos especial foi preparado um carimbo especial circular de 42 mm de diâmetro para utilização em Recife. Existem dois tipos do carimbo ilustrado a seguir, sendo que a distinção é feita contando-se o número de pontos (cinco ou seis) entre a letra "S" de Sindicato e a letra "B" de Brasil. Acredita-se que esta diferença aconteceu em decorrência do desgaste do carimbo.
Imagem do carimbo especial de Recife.
Nas outras localidades foram utilizados os carimbos da Condor (Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Bahia, Santos, Rio Grande do Sul).
A maioria das peças também recebeu um carimbo em forma de losango, ilustrado a seguir.
Na parte III você verá:
Catálogo atualizado de preços dos SELOS ZEPPELIN
Preços em reais (R$) sendo a primeira coluna para selos novos "mint ***", a segunda coluna para selos novos sem goma e a terceira para selos carimbados.