PARTE 03 - OS CINCO PRIMEIROS VÔOS


PARTE 04

Classificação das peças do vôo inaugural de 1930

Recife – Rio de Janeiro – Vôo G-64

G 64-Z-1 5.000 réis R$ 375

G-64-Z-2 10.000 réis R$ 375

G-64-Z-3 20.000 réis R$ 900

Recife – Correio lançado na Bahia

G-64-BA Z-1 a Z-3 R$ 1.500

Obs:. Algumas cartas foram lançadas em Salvador e existem peças que seguiram por avião de carreira.

OS VÔOS DO LZ-127 GRAF ZEPPELIN E LZ-129 HINDENBURG AO BRASIL

Lista de Vôos com a numeração oficial dada pela companhia (G para o Graf Zeppelin e H para o Hindenburg).

O vôo de 1930 foi chamado de INAUGURAL. De 1931 em diante utilizamos a numeração seqüencial para todos os vôos comerciais do Zeppelin ao Brasil, com o LZ 127 Graf Zeppelin ou com o LZ-129 Hindenburg.

Indicamos a seguir o número do vôo, a cidade de partida (data) e de chegada (data), o tempo gasto e a distância percorrida.

Primeiro Vôo (1931)

Vôo de ida

G-216 Friedrichshafen (29/08/1931) para Recife (01/09/1931) – 73h 09 min. – 7.919 Km

Vôo de volta

G-217 Recife (04/09/1931) para Friedrichshafen (07/09/1931) – 80h 24 min. – 8.175 Km

E4702-1931-1º VÔO-ENVELOPE DE PELOTAS PARA BERLIN-Z-11

31 de agosto de 1931- Envelope enviado de Pelotas, RS para Berlin com o Z-11 + 100 + 200 + 500 réis da Revolução, C-30 + C-31 + C-34, com o carimbo do Primeiro Vôo em lilás e carimbo de chegada no verso Friedrichshafen 7/9/1931.

Segundo Vôo (1931)

E4725-1931-2º VÔO-CARTÃO VAI E VOLTA-RECIFE/FRIEDRICHSHAFEN

18 de setembro de 1931 –Cartão com 2 RM postado na Alemanha com carimbo da 2ª Viagem para Pernambuco e que volta com aéreo com sobrecarga 2$500 + 200 réis da Vovó e respectivo carimbo. Todos carimbos de ida e volta.

Vôo de ida

G-221 Friedrichshafen (18/09/1931) para Recife (20/09/1931) – 70h 30 min. – 7.985 Km

Vôo de volta

G-222 Recife (25/09/1931) para Friedrichshafen (28/09/1931) – 79h 24 min. – 8.115 Km

Terceiro Vôo (1931)

Vôo de ida

G-229 Friedrichshafen (17/10/1931) para Recife (20/10/1931) – 72h 05 min. – 7.882 Km

Vôo de demonstração sobre o Brasil com 22 passageiros

G-230 Recife (21/10/1931) para Recife (23/10/1931) – 40h 50 min. – 4.166 Km

Vôo de volta

E4729-1931-3º VÔO-ENVELOPE DE PORTO ALEGRE PARA ALEMANHA COM Z-10

20 de outubro de 1931 – Envelope de Porto Alegre para Dortmund, Alemanha com Z-10 + 2 x 200 réis da Vovó e com carimbo de trânsito Friedrichshafen, 28/10/31.

G-231 Recife (24/10/1931) para Friedrichshafen (28/10/1931) – 99h 43 min. – 8.170 Km

Quarto Vôo (1932)

Vôo de ida

G-234 Friedrichshafen (20/03/1932) para Recife (23/03/1932) – 68h 05 min. – 7.840 Km

Vôo de volta

E4730-1932-4º VÔO-ENVELOPE DO RIO DE JANEIRO PARA ALEMANHA COM REVOLUÇÃO

23 de março de 1932 – Envelope do Rio de Janeiro para Gorlitz, Alemanha com linda franquia filatélica para o Filatelista Sebastião Amaral, com registro e com carimbo de trânsito Friedrichshafen, 29/03/32 e de chegada. Um selo aéreo danificado.

G-235 Recife (26/03/1932) para Friedrichshafen (29/03/1932) – 84h 52 min. – 8.485 Km

Quinto Vôo (1932)

Vôo de ida

G-236 Friedrichshafen (04/04/1932) para Friedrichshafen (04/04/1932) – 1h 28 min. – 100 Km (vôo abortado)

G-237 Friedrichshafen (05/04/1932) para Recife (07/04/1932) – 62h 29 min. – 8.224 Km

Vôo de volta

E4734-1932-5º VÔO-INTEIRO BP DE PORTO ALEGRE PARA A ALEMANHA-AÉREOS

5 de abril de 1932 – Bilhete Postal BP-81 de Porto Alegre para Alemanha com selos aéreos e 200 réis da Vovó. Carimbo de trânsito Friedrichshafen, 13/04/32 e no verso carimbo vermelho da viagem, sem texto.

G-238 Recife (09/04/1932) para Friedrichshafen (13/04/1932) – 101h 16 min. – 8.080 Km

Formas de Pagamento