PHILIPPE PINEL (1745-1826)
O chamado Psiquiatra do século XVIII, Philippe Pinel introduziu um novo conceito no tratamento dos doentes mentais. O denominado "pai dos Psiquiatras" contra forte oposição médica e política, teorizou que a insanidade, assim como outras doenças, tinha uma causa orgânica.
Estudando os deficientes mentais Pinel conseguiu tratamentos diferenciados para os chamados lunáticos e depravados. Seus estudos avançaram quando trabalhou em Bicêtre, uma prisão para deficientes mentais, onde contra todos permitiu que estes caminhassem livremente dentro da instituição. Nesta instituição pode Pinel realizar e uma classificação dos casos, estudos estes que permitiram bons resultados quando no Salpêtrière no tratamento de mulheres dementes. Seu trabalho foi continuado por Charcot, Freud e outros.
No Brasil o nome Pinel tornou-se adjetivo para o louco, deficiente mental.
Pinel nasceu em St. André d’ Alayrac, França, originalmente estudou para ser padre, mas mudou para a medicina, profissão do seu pai e avô paterno. Recebeu o MD em 1773 na Universidade de Toulouse, sul da França. Mudou-se para Paris em 1778 e em 1794 assumiu a cadeira de Medicina. Ele sofreu uma hemorragia cerebral em 1823 e faleceu 3 anos depois.
Foi relembrado no selo emitido pela França em 1958 (Yvert et Tellier nº1142, Scott nº 865).