PROVA INAUGURAL DA FÓRMULA 1


 

Efemérides dia 13 de maio:  1950 — Realizada a prova inaugural do Campeonato Mundial de Fórmula 1 em Silverstone.

 

No dia 13 de maio de 1950, foi disputada a primeira corrida da história da maior e mais importante categoria do Esporte a Motor no planeta, a Fórmula 1. A exemplo do que fizera a Federação Internacional de Motociclismo dois anos antes, a Federação Internacional de Automobilismo resolveu juntar os "Grand Prix", que já eram realizados há muito tempo, num campeonato mundial, com provas em diversos países contando pontos a cada prova e coroando o campeão no fim do ano.

Grande força da época no automobilismo europeu, a Alfa Romeo viajou para Silverstone com quatro carros, pilotados por Giuseppe Farina, Juan Manuel Fangio, Luigi Fagioli e Reg Parnell. A esquadra ainda contaria com a ausência da Ferrari, sua grande rival naqueles dias. Por outro lado, havia a Maserati, que também inscreveu quatro competidores para o GP da Inglaterra: Louis Chiron, Felice Bonetto, Toulo de Graffenried, e Birabongse Bhanuban, o popular tailandês Prince Bira. Um bom número de 22 pilotos tomou parte na prova.

A Alfa Romeo dominou os treinos com tranquilidade, com Farina fazendo a pole position, à frente de Fagioli, Fangio e Parnell, com Bira na quinta posição e os Talbot Lago de Yves-Giraud Cabantous e Eugene Martin fechando a segunda fila - vale lembrar que as filas naquela época eram divididas com quatro pilotos nas filas ímpares e três nas pares.

Com 200 mil pessoas espalhadas em arquibancadas e barrancos em volta do antigo aeródromo de Silverstone, teve início a primeira corrida da história da Fórmula 1. Farina tomou a liderança, seguido por Fangio e Fagioli e os três se revezaram na liderança no começo para divertir o público.

Mas depois Farina consolidou a ponta por 63 das 70 voltas e ficou ainda mais sossegado quando Fangio abandonou por causa de um vazamento de óleo. No fim, o italiano reduziu o ritmo e cruzou a linha de chegada com 2s6 de vantagem para Fagioli, enquanto Parnell foi um distante terceiro colocado, mais de 50 segundos atrás.

Com a trifeta em Silverstone, a Alfa Romeo começou um domínio que se estenderia por toda a temporada. Das sete corridas, a equipe italiana só não venceu as 500 Milhas de Indianápolis, que não eram disputadas pelas equipes europeias e só estava no calendário da FIA para que o campeonato tivesse caráter mundial e não simplesmente europeu.

Com mais duas vitórias, Farina se sagrou o primeiro campeão mundial de Fórmula 1, com três pontos a mais do que Juan Manuel Fangio. E estava iniciada uma riquíssima história de coragem, velocidade, disputas, alegrias e dramas na categoria mais importante e apaixonante do mundo.

 

Fonte https://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/blogs/f1-memoria/post/2018/05/13/dia-13-de-maio-marcou-a-primeira-corrida-da-historia-da-formula-1-em-1950.ghtml

Formas de Pagamento