O SEGREDO
Ao ser preso por contrabando de selos autênticos de elevado valor de mercado o mestre dos falsificadores ficou assustado. Na remessa postal de Portugal para a França de um pacote estava descrito o conteúdo como sendo "reproduções artísticas de selos postais".
Como contrabandista Jean Sperati teria que pagar a enorme soma de 300.000 Francos franceses (1942). Como reproduções a multa era muito menor.
As autoridades aduaneiras chamaram peritos filatélicos que atestaram os selos como sendo genuínos.
Cansado de tentar explicar o Jean Sperati trouxe as chapas e os equipamentos que ele empregou naquelas “imitações”.
Muitas destas imitações eram de fato muito boas pois empregavam as margens das folhas dos selos reproduzidos.
No caso dos nossos primeiros selos postais isso não era possível. Não havia espaço na margem das folhas para utilizar nas reproduções.
Veja que na folha do 60 réis Olho de Boi não há margem para fazer um exemplar no papel original.
Como então conseguir distinguir um Olho de Boi falso do mestre das falsificações?
Sabemos que o Sperati só reproduzia selos com carimbo. No caso dos 90 réis a impressão do selo e do carimbo ocorriam de uma vez. Já nos 60 réis os carimbos eram aplicados após a impressão do selo. Seria possível um exemplar falso ter escapado do carimbo?
Em 1954, A British Philatelic Association adquiriu a maior parte do acervo de Jean de Sperati pela quantia de 10.000.000,00 de francos e o falsário comprometeu-se a não executar mais peças forjadas.
A grande maioria destes selos foram marcados com um carimbo no verso como o ilustrado a seguir.
Acontece que diversas peças foram provavelmente vendidas antes da apreensão de 1942. Isso nos leva a concluir que existem exemplares sem o respectivo carimbo no verso.
Recentemente, entretanto, recebi um 60 réis Olho de Boi novo (sem carimbo) para fazer uma certificação. Como sempe faço eu comparei a imagem em alta resolução com um exemplar de 60 réis Sperati.
O 60 RÉIS SPERATI NOVO
Conclui que o selo NOVO era de fato um falso Sperati. Entreguei a peça e o certificado ao proprietário e em uma exposição que reunia diversos filatelistas eu ouvi dizer que o certificado estava errado, pois não existem exemplares novos deste falsário.
A seguir vou revelar os sinais que comprovam que o selo de 60 réis novo é de fato um Sperati.
FALSO 60 RÉIS COM CARIMBO NO VERSO
A primeira coisa que o perito deve olhar é se a oval encosta ou não na margem (nos 4 pontos) e a distância. Após comparamos os florões superiores e inferiores.
Veja a seguir se não são os mesmos. Um dos selos tem o carimbo de reprodução e carimbo vermelho “MACEIO”. O outro é o exemplar novo.
OS DOIS EXEMPLARES
OS SINAIS
Florão superior - o de cima é o novo e o debaixo é o carimbado
Observe a bolinha. Olhe todas as folhas. Iguais? Sim
Florão inferior - o superior é o carimbado e o inferior o novo
Repare nos detalhes. Iguais? Sim
Repare no canto superior (o destaque)
Totalmente iguais.
Claro que fazemos outros exames para chegar a uma conclusão.
Alguma dúvida?
Caso alguém discorde faça uma comprovação por escrito e não fique apenas falando.