Veja a figura a seguir:
Coleção do autor.
Trata-se da frente de um envelope circulado entre as cidades de Spiesen-Elversberg (Alemanha, 15/06/1959) e Porto Alegre (Brasil, 18/06/1959), transportado pelo serviço de correio aéreo, conforme indica o carimbo de chegada aplicado sobre o seu verso.
Se você observar atentamente os selos postais fixados sobre o envelope, constatará duas coisas: 1) junto com o nome Deutsche Bundespost há a palavra "Saarland"; 2) O Franco (Fr.), ao invés do Marco (M), como moeda usada nos respectivos valores faciais dos selos.
Saarland
O território que compõe o Sarre, nome com o qual o Saarland é conhecido em português, está localizado no sudeste da Alemanha, sendo um dos dezesseis Estados que formam a República Federal da Alemanha, chamados de Bundesländer.
A história do Sarre remonta aos períodos antigo e medieval. Contudo, para a filatelia alemã, interessa o recorte temporal situado entre o final do século XVIII e 1957. Pois, ao longo desse período, a posse do Sarre foi disputada entre alemães e franceses.
Em se tratando de história postal alemã, a trajetória desse território é periodizada em Saargebiet (Área do Sarre) e Saarland (1920 - 1935); Saarland (1947 - 1956); Oberpostdirektion - OPD Saarbrücken (1957 - 1959) [1].
Na época em que o envelope que faz parte desta postagem foi enviado a Porto Alegre, o Sarre estava sendo integrado à Alemanha como um dos seus Estados, após um período de dez anos como Protetorado francês, criado após o término da Segunda Guerra Mundial na Europa.
A união com a Alemanha foi referendada pelos habitantes do Sarre em 1. de janeiro de 1957. Atualmente, a população do Sarre é estimada em um milhão e dezoito mil habitantes, governados por Tobias Hans. Sua capital é a cidade de Saarbrücken.
Nota:
MICHEL (2000) - Deutschland-Katalog 2000/2001. Schwaneberger Verlag GMBH. Munique, p. 169 - 188.