Filaturismo Poético – Percorrendo o Brasil Através das Letras e dos Selos Postais
São Paulo
Série Bandeiras – Estado de São Paulo – Emissão Brasileira de 19 de novembro de 1985.
Localização: Situa-se no sul da região Sudeste, tendo como limites Minas Gerais a norte e nordeste, Rio de Janeiro a leste, Oceano Atlântico a sudeste, Paraná ao sul e Mato Grosso do Sul a oeste.
Área: 248.222,362 km².
População: 45.919.049 habitantes (estimativa IBGE 2019).
Capital: São Paulo.
Economia: Considera-se São Paulo como o “motor econômico” do Brasil, responsável por mais de 31% do PIB do país. A economia do estado é diversificada, abrangendo as indústrias (metal-mecânica, têxtil, automobilística etc), o setor de serviços e o cultivo de laranja, cana-de-açúcar e café.
LUBRAPEX 95 – 15° Exposição Filatélica Luso-Brasileira em São Paulo/SP (30/9 a 8/10/1995) – Rio Tietê – Emissão Brasileira de 30 de setembro de 1995.
Clima: Subtropical, tropical de altitude e tropical.
Vegetação: A maior parte da cobertura vegetal natural do estado de São Paulo é formada pelos biomas Mata Atlântica e cerrado. Há também, no litoral, pequenas áreas de dunas, com espécies de plantas resistentes ao calor e ao grau de salinidade, e manguezais, principalmente na foz dos rios, além das restingas.
Comidas e Bebidas Típicas: São Paulo possui diversos pratos típicos, entre eles o afogado, cuscuz, frango ao molho pardo (salgados), pastel de angu, pau-a-pique e pudim de ovos (doces). A culinária paulista é resultado de uma mistura de diferentes povos, como ibéricos, árabes, italianos e japoneses.
Turismo: Serra do Mar, Praia de Pitangueiras, Praia do Gonzaga, Praia do Bonete, Praia da Fazenda, Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira, Hopi Hari, Brotas, Juquitiba, Festival de Inverno de Campos do Jordão, Olímpia, Bienal Internacional de Arte de São Paulo, Teatro Municipal de São Paulo, Teatro Fernando de Azevedo, Teatro Sérgio Cardoso, Teatro Procópio Ferreira, Museu do Ipiranga, MASP.
Curiosidade: O principal rio do estado de São Paulo é o Tietê, que faz parte da bacia do Paraná, unidade hidrográfica que ocupa quase todo o território paulista. Ele nasce em uma região litorânea e segue rumo ao interior do continente, totalizando 1.136 km de extensão até desaguar no Rio Paraná. Foi seguindo o leito desse rio que boa parte dos primeiros bandeirantes foi conhecendo e ocupando parte do interior do território brasileiro.
E pra fechar a viagem, bora um pouco de literatura!
Notícia
Leio jornais do futuro
Em praças de antigamente.
Os fatos do vir-a-ser
Acontecem de repente.
Que sopro estranho percorre
As ocorrências que li.
Que dedos de ventania
Levam fotos que perdi?
A chuva que vai chegando,
Tenta ler sobre meu ombro
Manchetes desesperadas
E reportagens de assombro.
Só o pássaro pousado
Conta conto de blandícia.
Canta canto de esperança
No ramo de uma notícia.
(Paulo Lébeis Bomfim, nascido na capital paulista no dia 30 de setembro de 1926 e falecido na mesma cidade em 7 de julho de 2019).
Bibliografia:
Sites: https://www.sogeografia.com.br/Conteudos/Estados/SaoPaulo/
https://pt.wikipedia.org/wiki/São_Paulo_(estado)
https://brasilescola.uol.com.br/brasil/sao-paulo.htm
Imagens dos Selos:
Bandeira de São Paulo: https://www.oselo.com.br/catalogo/ (consulta ano 1985)
Rio Tietê: https://www.oselo.com.br/catalogo/ (consulta ano 1995)