SCADTA
Sociedad Colombo-Alemana de Transportes Aéreos
Fundada no dia 5 de dezembro de 1919 a empresa só iniciou as suas operações no dia 5 de setembro de 1920 com hidroaviões Junkers uma vez que não existiam aeroportos em terra na época. Esta iniciativa motivou o Governo Norte Americano a subvencionar a expansão da Pan American Airways na América Latina durante a administração de Herbert Hoover. A Scadta também ficou proibida de operar nos Estados Unidos e no Canal do Panamá.
A SCADTA foi a primeira empresa aérea a operar na América do Sul. A empresa foi fundada por pilotos de origem alemã que haviam tido grande experiência durante a primeira grande guerra mundial. Decidiram fundar a companhia aérea na Colômbia e emitiram selos postais entre 1921 e1923 nos seguintes valores faciais:
Em centavos 5, 10, 15, 20, 30, 50, 60
Em pesos 1, 2, 3 e 5
Utilizaram os selos de 20 centavos com sobrecarga “R” para a correspondência registrada.
A empresa passou a comercializar estes selos nos consulados colombianos situados no exterior e estes selos receberam uma sobrecarga manual com as iniciais do país em que a emissão fosse adquirida e utilizada. A empresa recolhia desta forma o valor a ser pago antecipadamente. No caso do Brasil foram disponibilizadas duas séries de 12 valores cada. A sobrecarga Br. existe com letras finas (serifadas) – tipo 1 e com letras mais grossas (sem serifas) – tipo 2.
Com o início da segunda grande guerra mundial as empresas de origem alemã tiveram que mudar. No caso da VARIG o fundador Otto Ernst Meyer passou a direção ao Sr. Rubem Berta. No caso da SCADTA a empresa passou a chamar-se em 14 de junho de 1940 “Aerovias Nacionales de Colombia S.A.”, chamada Avianca, fusão da SCADTA e da SACO (Serviço Aéreo Colombiano).
LONDON 2000
Estive nesta memorável exposição, onde o nosso conhecido filatelista Everaldo N. Santos conquistou o grande prêmio.
Eu participei com um “stand” e em determinado momento um filatelista alemão veio procurar-me para certificar um 60 réis Olho de Boi semi-xifópago. Ele abriu o classificador e na mesma página havia algo que eu nunca tinha visto. Um envelope com a postagem com selos da SCADTA – BR. Fiquei impressionado e perguntei se estava a venda. Ele disse: é de um comerciante que está aqui, mas creio ser muito caro. Eu disse: deixe eu falar com ele.
O comerciante questionado disse um valor muito acima das minhas possibilidades. Era uma pequena fortuna. Eu disse para ele segurar a peça por algumas horas. Fiz uma ligação a um colecionador brasileiro que havia adquirido as duas séries novas, mas elas haviam sido extraviadas pelo serviço postal. Tinha seguro, mas ele queria mesmo os selos. Relatei a ele o que havia achado e falei o valor.
Ele ficou extasiado. Nunca tinha visto algo assim. Levei a peça a um perito de aerofilatelia que mora na Suíça que garantiu ser uma peça autêntica.
O colecionador brasileiro tinha uma parente morando em Cardiff e disse: hoje a noite ele irá até Londres com o dinheiro. Foi assim que aconteceu. Horas depois paguei pela peça para levar ao ilustre filatelista. Era um saco de dinheiro, já que a quantia foi paga em notas de 20 libras.
Ao entregar a peça ele pediu algo mais. O saco utilizado no pagamento com uma nota de 20 libras no interior.
Do ano de 2000 até hoje eu vi apenas duas peças assim. A que eu vendi e outra que o mesmo colecionador acabou comprando um tempo depois.
As duas séries completas já são raras. Imagine então peças circuladas com estes selos.