Selo fecho de Natal e a Justiça do Trabalho


O Natal e a Justiça do Trabalho

Certa ocasião fomos visitados por uma pessoa que não colecionava selos, não era filatelista, mas desejava alguma informações filatélicas curiosas.

Dizia ter trabalhado 35 anos em uma empresa, mas recebia, entretanto, uma aposentadoria referente a 30 anos de serviço. Dizia também ser muito difícil conseguir provar ter trabalhado na empresa durante 35 anos, pois durante este período ele não havia sido registrado.

Perguntamos, então, como poderíamos ajudá-lo. Neste momento, ele tirou de sua carteira uma correspondência de Natal cujo remetente era o proprietário da empresa onde ele havia trabalhado todo este tempo. Mas isto, por si só, não resolvia o problema, pois por uma infelicidade, não havia nenhuma indicação de data nesta correspondência.

Ao analisar um pouco mais esta mensagem de Natal, verificamos ter sido ela lacrada com um Selo Fecho de Natal.

SELO FECHO DE NATAL.

S2758-NATAL-SELO FECHO DESLOCADO SP2
Natal o selo fecho com enorme deslocamento

Este Selo Fecho de Natal, entretanto, não tem impresso o ano de sua emissão.

Como provar, então, na justiça do trabalho, que aquela carta havia sido enviada em 1946 ?

Caso isto fosse possível, ficaria claro que esta pessoa havia trabalhado durante 35 anos e que seus proventos deveriam ser integrais.

Resolvemos anexar ao processo a referida mensagem de Natal, bem como um catálogo de Selos do Brasil da RHM, que menciona que tal selo-fecho teria sido emitido em 1946.

No Catálogo lê-se: "Em 1946 o DCT ( Departamento dos Correios e Telégrafos) iniciou a venda de "Mensagens Sociais" cujo fecho consistia em "Selos" fornecidos com a mensagem.

Esses fechos, logo suprimidos, foram impressos em papéis liso e espesso poroso.

O termo "logo suprimidos" garantiu diante da justiça do trabalho a aposentadoria plena e a Filatelia conseguiu prestar um grande serviço a este homem que tinha o hábito de guardar sua correspondência antiga, mesmo sem ser filatelista.

Você costuma jogar fora a sua correspondência antiga ?

Então pense muito antes de fazê-lo. Lembre-se: Falso de Betim, Causa Trabalhista, etc..

Formas de Pagamento