SELOS-ETIQUETAS (AUTÔMATOS)
São etiquetas auto-adesivas previamente preparadas (às vezes já impressas) que introduzidas em máquinas eletrônicas apropriadas imprimem o valor do porte desejado. No Brasil já foram empregadas máquinas FRAMA da Suíça e KLUSSENDORF da Alemanha.
AUTÔMATOS (A):
São selos-etiquetas gomadas, instaladas em máquinas apropriadas que, por ação do usuário, imprimem algum valor facial SEM A INTERFERÊNCIA de qualquer agente postal (o Correio). Estas máquinas, instaladas em qualquer lugar público, funcionam mediante a inserção de moedas metálicas no valor desejado. Teoricamente estas máquinas podem funcionar 24 horas por dia. No Brasil, este tipo de equipamento não teve sucesso, uma vez que a sua utilização dependia do emprego de moedas que perdiam o valor rapidamente.
SEMI-AUTÔMATO (SA)
São selos-etiquetas gomadas, instaladas em máquinas apropriadas nas agências postais do Correio, que a pedido do usuário, imprimem o valor facial desejado. O pagamento destes selos-etiquetas impressos pode ser realizado em dinheiro, cheque ou até cartão de crédito. Difere dos anteriores pela necessidade de se acionar o agente postal a cada pedido.
Para completar estas definições iniciais será necessário alertar ao leitor para não confundir os “selos-etiquetas” com as franquias mecânicas.
A franquia mecânica é impressa diretamente sobre o envelope ou no impresso a ser enviado. Nas encomendas e nos pacotes a franquia é impressa em uma etiqueta auto-adesiva, que não pode ser levada pelo usuário para a sua utilização posterior. As máquinas empregadas são diferentes daquelas que empregam “selos-etiquetas”. A franquia mecânica é utilizada nas agências dos Correios ou em grandes empresas que adquirem e homologam o equipamento adequado.
A franquia mecânica pode ainda ser empregada para:
A-O pagamento integral da remessa
B-Complemento de porte
C-Com “zeros”, apenas para obliterar os selos já colados.
Vale a pena lembrar que os “selos-etiquetas” são anulados mediante a aplicação de um carimbo (que pode ser comemorativo ou comum). A franquia mecânica já é por si só uma obliteração. Podemos até dizer que esta se auto anula, uma vez que parte da franquia é impressa na forma de um carimbo.
O primeiro AUTÔMATO utilizado no Brasil levou o número SE-01 e foi lançado na BRASILIANA 79.
Ele é bastante escasso e muito procurado.
SE-04 E SE-05 lançados na BRASILIANA 1983
SE-06 lançado em 1994 na feira do Livro em Frankfuhrt/Alemanha
Os modernos têm o seguinte aspecto:
Os autômatos e semi-autômatos fazem parte de uma boa coleção de selos do Brasil. Há quem se especializa nesta área, mas creio que a maioria deseja apenas ter um de cada.