SELOS PARA O CORREIO AÉREO
O serviço aéreo, criado em 1925, contou com selos especiais e exclusivos de
Autorizada a entrega do transporte aéreo de correspondência a empresas particulares (Lei nº. 411/1925), o Correio estabeleceu normas reguladoras (17 de março de 1927) para essas empresas, de emitir selos especiais e destinados a arrecadar as taxas e prêmios que lhes eram devidos pelo serviço prestado.
Em 1927 uma organização alemã, após diversos vôos de estudos, iniciou o serviço postal na Lagoa dos Patos/RS.
Esta empresa, A CONDOR SYNDICAT, empregou inicialmente carimbos-selo (a partir de 28/3/1927) e logo depois se transformou em uma organização nacional chamada SINDICATO CONDOR.
A CONDOR emitiu selos próprios a partir de 10 de junho de 1927.
Exemplos de SELOS CONDOR
A ETA (Empresa de Transportes Aéreos) foi autorizada a operar pelo Decreto 18.625 de 1 de março de 1929 e iniciou as suas atividades na linha Rio de Janeiro/Campos, em 10 de junho de 1929.
Exemplos de selos da ETA
A VARIG (Viação Aérea Riograndense), única empresa da época que ainda existe, foi autorizada a funcionar pelo Decreto 17.832 de 10 de junho de 1926 e iniciou os seus vôos regulares a partir de 15 de junho de 1927, suspendendo-os após a Revolução de outubro de 1930, para funcionar novamente em 23 de fevereiro de 1931. O vôo pioneiro da VARIG ocorreu em 2 de fevereiro de 1927 e seu comandante conduziu uma mala com pouca correspondência.
Exemplo de selos da VARIG (precursores e Ícaros)
Essa empresa empregou inicialmente selos próprios, enquanto o funcionamento ocorria
As demais empresas aéreas utilizaram selos aéreos emitidos pelos Correios e destinados exclusivamente à arrecadação da taxa adicional para o percurso aéreo.
Foram utilizados os selos OFICIAIS HERMES de 1913 (Nºs. O-14 até O-29) com sobrecargas diversas (novos valores e “SERVIÇO AÉREO”).
Estes selos com diversas sobrecargas aparecem com MUITAS VARIEDADES, algumas delas verdadeiras preciosidades.
AÉREOS COMEMORATIVOS
A partir de 1 de julho de
Em 8 de janeiro de 1941 o extinto DCT determinou que os selos aéreos fossem também utilizados para qualquer correspondência e não somente a aérea.
Atualmente, em todo o Território Nacional, o remetente paga uma taxa única e não fica sabendo se a sua carta segue para o destino utilizando um avião, uma moto, uma bicicleta ou um barco.
Colecione os selos das empresas pioneiras da nossa aviação e descubra o fascinante mundo da AEROFILATELIA.