UMA COLEÇÃO TEMÁTICA DE “VERDADE”
Após a segunda grande guerra mundial quase todos os países do mundo passaram a emitir milhares de selos postais.
Esta enorme quantidade de selos visa atingir os diversos tipos de colecionadores. Em alguns casos empresários do meio filatélico conseguiram reunir fortunas, fabricando selos postais.
COMO ASSIM?
Sim, é possível adquirir o direito de emissão de selos postais de pequenas ilhas do pacífico e de países no centro da África. A republica Centro Africana chegou a emitir quase 400 selos em um único ano e eu imagino que o pessoal de lá não é muito chegado na leitura e na escrita.
Um conhecido empresário adquiriu os direitos de emissão postal e ai ficou fácil para produzir selos de acordo com os desejos dos filatelistas temáticos.
O pessoal quer selos de Futebol, Balões, Aves, etc.? Eles fabricam, imprimem, distribuem e ficam ricos.
Aos poucos, países considerados “SÉRIOS” passaram a fazer o mesmo. Entre eles a França e o Brasil que sem necessidade postal emitem centenas de selos comemorativos.
COMO MONTAR UMA COLEÇÃO TEMÁTICA DE PESO?
CARIMBO PEIXE DE SANTOS APLICADO EM 1840
Basta procurar peças que foram emitidas quando ainda NÃO EXISTIAM COLECIONADORES TEMÁTICOS.
Quando falamos de Austrália já imaginamos selos de cangurus. Esta emissão não foi emitida para atender o público da filatelia temática.
Pesquisando mais você encontrará muitas peças assim. Veja, por exemplo, no caso do Brasil. Imagine uma coleção de selos do tema FAUNA de peças que não foram fabricadas especificamente para o colecionador do tema.
FORMIGA, TAMANDUÁ, PIRANHAS, POMBA, ARARAS e até Dragões surgem na nossa filatelia.
UMA PEQUENA ÁGUIA
E7572-1864-BOLÍVIA-PRÉ-FILATÉLICO COM SANTA CRUZ+FRANCA
18 de fevereiro de 1864 – Sobrecarta pré-filatélica com carimbo preto SANTA CRUZ+FRANCA. Excelente estado de conservação.
Estudando mais você verá que muitas cidades no Brasil, cujo nome tem origem no Tupi-Guarani, sugerem o tema FAUNA. Guaratinguitá (atual Guaratinguetá) significa local de muitas garças e assim por diante.
E MUITOS EXEMPLOS ADICIONAIS