VARIEDADES, CURIOSIDADES E ACIDENTES DE IMPRESSÃO


VARIEDADES, CURIOSIDADES E ACIDENTES DE IMPRESSÃO

PEÇAS CATALOGADAS E NÃO CATALOGADAS

Em 1955 o Dr. Antonio Olivé Leite publicou uma obra intitulada “Catálogo de Variedades, Curiosidades e Acidentes de Impressão em Sêlos Comemorativos e Aéreos do Brasil”.

Foi um trabalho magnífico que registra quase todas as ocorrências deste tipo.

A imagem a seguir é a capa da referida obra.

Apresentamos também uma das páginas e um detalhe da classificação do selo rhm:c0247 de 22 de outubro de 1949 – 1º Congresso Nacional de Vocações Sacerdotais-Bahia.

Muitos filatelistas nos perguntam a diferença de Variedade, Curiosidade e Defeitos de Impressão.

IMAGEM DO SELO

A princípio consideramos VARIEDADES as peças que ocorrem de forma repetida (com indicação da posição na folha). Mesmo assim o catálogo de selos do Brasil não registra todas as variedades. Desta forma fica difícil para o filatelista saber se ele tem uma curiosidade ou uma variedade, já que existe esta falta de informação no catálogo.

DETALHE DA CLASSIFICAÇÃO DE OLIVÉ LEITE DO SELO rhm:c0247

Veja que Olivé Leite mostra 10 variedades indicando a posição na folha. Já no catálogo aparece somente a variedade "c" - "E" de Correio com traço duplo - rhm:c0247 A.

Repare ainda que RHM anotou em vermelho uma correção. Para ter um catálogo dos sonhos seria preciso fazer um Catálogo Enciclopédico só dos comemorativos. Eu não faço ideia do tamanho que seria este livro, mas certamente seria enorme. Teria que conter todas as variedades, provas, ensaios, peças sobre cartas, FDC's oficiais e particulares, carimbos de primeiro dia, CBC, edital e uma descrição de cada selo com a biografia da pessoa ou o detalhe do local, evento, etc.

Seria isso viável?

Como editor eu posso dar muitas desculpas. Falta de espaço, peças de valor pequeno ou outra desculpa qualquer. O que acontece é que o catálogo, ao longo destes muitos anos, foi feito de várias formas e por várias pessoas. Foi simplificado em tempos mais difíceis, melhorou em outros tempos e hoje está entre versão impressa e digital.

Estamos trabalhando para incluir todas as variedades (pelo menos as listadas no Catálogo Olivé Leite) na versão digital. Neste caso surge outro desafio. Precisamos ter as imagens em boa definição de todas as variedades.

Eu estou tentando conseguir estas imagens (pelo menos as que estão já catalogadas), mas ainda não tenho tudo. Vou buscando em coleções, leilões e pedindo ajuda aos colecionadores.

Isso demora um bom tempo, mas quem sabe poderemos melhorar o trabalho com a ajuda de várias pessoas.

Contamos com a ajuda de todos e desde já agradecemos.

Equipe RHM

Formas de Pagamento