Você sabe quais as personagens que mais aparecem nos selos brasileiros?
Estou fazendo um levantamento das emissões filatélicas do Brasil, de 1843 a 2019. Meu objetivo é montar um banco de dados com a iconografia dos selos brasileiros, associando os símbolos e as imagens aos fatos históricos, personagens e lugares representados. Como material bibliográfico, tenho como principais guias o Catálogo de Selos do Brasil 2019, da RHM, e o riquíssimo acervo dos Correios, disponível no site https://apps.correios.com.br/acervo/. O trabalho ainda não está finalizado, mas já é possível extrair algumas curiosidades a respeito das emissões filatélicas brasileiras. Por exemplo, você sabe dizer quais as personagens que mais aparecem em nossos selos? Jesus é a personagem mais constante nos selos brasileiros,
Ele aparece 114 vezes, desde a emissão comemorativa da visita do Cardeal Pacelli, de 1934 (selo RHM C-78). Na iconografia filatélica brasileira, Jesus é representado como o Cristo Redentor, como o Menino Jesus nos presépios natalinos, nas esculturas de santos e santas, em símbolos de festividades folclóricas e como personagem de passagens da Bíblia.
Em segundo lugar, Maria é a personagem mais frequente, estampada em 76 emissões filatélicas. Ela é retratada nas inúmeras representações de Nossa Senhora, em emissões comemorativas do Dia das Mães, na arte santeira, nos presépios e nas emissões comemorativas de eventos católicos. Tratando-se de Jesus e de Maria, neste artigo eu contei a emissão do Dia das Mães, de 1968 (RHM C-597), como sendo uma representação dessas personagens. A imagem do selo é a reprodução da pintura “Maternidade”, de Henrique Bernardelli, entretanto a associação dessa pintura com Maria e Jesus é controversa entre críticos de arte (os críticos associam a mulher a uma camponesa e não a Maria).
Na posição seguinte aparece Mercúrio, com 64 emissões filatélicas. Mercúrio é o deus do Comércio e dos viajantes, então ele aparece nas emissões associadas a esses temas (como no selo RHM 89, de 1894). Na Mitologia, Mercúrio também é o mensageiro dos deuses, por isso ele representa muito frequentemente os Correios na Filatelia. Além do próprio Mercúrio, o Caduceu, que é um bastão entrelaçado por serpentes que ele utiliza, também aparece nos selos, compondo o símbolo de algumas profissões (Médico, Contador, etc).
Dom Pedro II, que foi a primeira pessoa a ter a imagem estampada nos selos brasileiros (série D. Pedro II - Denteados, de 1866), é lembrado em 56 emissões filatélicas, sendo a quarta personagem mais retratada em selos brasileiros.
A quinta personagem mais frequente também é da Mitologia, trata-se de Ícaro, que bem representa o sonho do homem de voar. Ícaro aparece 42 vezes em selos aéreos, nas emissões da VARIG, em emissões comemorativas da Semana da Asa (RHM C-235, de 1947) e em selos de eventos associados à aviação, a exemplo do selo de Sobretaxa Pró-Aeroportos. Nas posições seguintes aparecem São José (34 selos), Hermes da Fonseca (34 selos), Santos Dumont (32 selos), Cebolinha, personagem da Turma da Mônica, de Maurício de Sousa (28 selos), Getúlio Vargas (27 selos) e Duque de Caxias (23 selos).
Infelizmente as mulheres, que largaram na frente na História Postal mundial, com a efígie da Rainha Vitória estampando o One Penny Black, ainda são pouco frequentes nos nossos selos. Excetuando-se Maria de Nazaré, algumas representações mitológicas ou alegórica (Atenas, Themis e a República) e personagens de quadrinhos (Mônica e Magali), as seguintes mulheres são as personagens mais frequentes: com 3 emissões filatélicas cada uma, a Atriz Carmem Miranda e a Princesa Maria Leopoldina, e com 2 emissões filatélicas cada uma, a Educadora Sanitária Eunice Weaver, a revolucionária Anita Garibaldi e a Princesa Isabel. Também são lembradas nas emissões filatélicas brasileiras, mas não aparecem nos selos, a imigrante italiana Ana Rech, homenageada em 6 selos, e a pintora Margaret Mee, homenageada em 4 selos. Espero que o leitor tenha gostado das curiosidades deste artigo. Assim que eu completar o banco de dados com a iconografia dos selos brasileiros, vou estudar uma maneira de disponibilizá-lo aos Filatelistas (quem sabe como um catálogo de filatelia temática?).
Cristian Guimarães Molina (Filatelista, colecionador de selos do Período Imperial do Brasil)