ZEPPELIN - DIRIGÍVEL AÉREO QUE VIROU TERRESTRE EM BELÉM DO PARÁ
HISTÓRIA E SELOS
A HISTÓRIA
O famoso dirigível aéreo Zeppelin, um aeróstato rígido, que no início era basicamente uma estrutura metálica leve e rígida com cobertura de pano, revolucionou o transporte aéreo no início do século XX.
O Zeppelin foi uma criação do Conde alemão Ferdinand von Zeppelin, que iniciou seu interesse e futuro projeto em 1874, após assistir uma palestra sobre “Serviços Postais e Viagens Aéreas”.
Conde Ferdinand von Zeppelin
Com a evolução da tecnologia, essas aeronaves acabaram se tornando um meio de transporte de classe para passageiros em viagens internacionais, com glamour e altos preços.
O primeiro voo do Zeppelin ocorreu em 02/07/1900, e comercialmente começou a operar pela Deutsche Luftschiffahrts em 1910.
Embarque no Zeppelin no Rio de Janeiro
Voo panorâmico no Rio de Janeiro
Inevitavelmente passou também a ser utilizado militarmente, e durante a primeira guerra mundial foi usado como bombardeiro, ocasionando grande destruição e mortes como nunca antes na história.
O dirigível USS Los Angeles, da Marinha dos Estados Unidos, construído pela empresa alemã Luftschiffbau-Zeppelin GmbH (1931).
O nome Zeppelin acabou se tornando o nome da grife que identificou o transporte, e todos os dirigíveis passaram a ser chamados de Zeppelin, independente do fabricante.
Vários fatores, principalmente técnicos e de segurança contribuíram para o fim do Zeppelin, e com acidente do dirigível Hindenburg em 1937 , em Lakehurst - Nova York, com 35 mortes, determinou o fim da era do dirigível.
O desastre de Hindenburg em 1937
OS SELOS
As emissões de selos comemorativos ao Zeppelin ocorreram principalmente e conjuntamente quando o dirigível estava em plena operação, período este que podemos chamar de Filatelia Clássica, produzindo lindos selos em todo o mundo.
Primeiros selos Zeppelin no Brasil.
15/05/1930 - Viagem Comercial Triangular do Graf Zeppelin Europa/América do Sul/América no Norte/Europa
Selos estrangeiros do Zeppelin.
HISTÓRIA DO ZEPPELIN EM BELÉM DO PARÁ
Em 1948, depois que tudo isso aconteceu ao redor do mundo, na minha cidade natal, Belém do Pará, o mecânico de caminhões e ônibus, Sr. Osvaldino, montou em cima de um chassi de caminhão, um novo modelo de transporte, que iria circular como um ônibus de turismo em Belém, batizado com o mesmo nome do dirigível do Conde Zepellin, que eu ouso chamar de o Zepellin terrestre, o primeiro ônibus tinha até nome: Pérola.
Este ônibus foi uma criação e produção única em Belém-PA, uma atração turística no final da década de 40 e anos 50. Posteriormente foram exportados para Manaus-AM e São Luís-MA. Em Belém ficou uma unidade que rodou até meados dos anos 60.
O Sr. José Miguel Abrahão Filho, filho do último proprietário do Zeppelin em Belém, conta sobre o sucesso de vendas junto ao público, mas que por motivos técnicos e de manutenção, ficou inviável a permanência dos ônibus, até acabar essa época de glamour que também aconteceu na Amazônia.
O ônibus Pérola, primeiro Zeppelin a Circular em Belém, classe turismo
Em pontos turísticos em Belém
No Mercado de São Braz e Feira do Ver-o-Peso
O Zepelim fotografado por Dmitri Kessel em abril de 1957 para a revista norte americana LIFE.
Garagem
Um dos primeiros
Por Paulo Ananias Silva
e-mail: paulos0101@gmail.com